EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
O volume de operações realizadas no mercado à vista da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) bateu seu recorde em janeiro. De acordo com a consultoria Economática, esse segmento de mercado movimentou 41,6 bilhões de reais, em valores corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA referência oficial de inflação).
Trata-se do maior resultado mensal já registrado pelo pregão. O recorde anterior pertencia a julho de 1997, no auge dos mercados emergentes, quando o volume negociado à vista foi de 37,6 bilhões de reais. Dos dez melhores resultados registrados pela Economática, seis referem-se ao ano passado, quando a forte liquidez internacional e o apetite pelos emergentes alimentaram sucessivos recordes da Bovespa.
O mercado à vista é um dos segmentos da Bovespa. Nele, as operações de compra e venda são realizadas para liquidação rápida. A entrega dos papéis ao comprador deve ser feita em até dois dias, e o pagamento, em até três. No mercado a termo outra forma de operar no pregão os papéis são comprados por um preço prefixado e os prazos para a conclusão do negócio são mais longos, oscilando de 30 a até 180 dias.