Minhas Finanças

Multa de trânsito pode ficar até 40% mais barata com novo sistema

Novo sistema deve aposentar os papéis e promete maior facilidade na hora de recorrer

Trânsito: novo sistema será liberado no dia 1º, mas ainda pode demorar para ficar disponível para usuários (Daniel Teixeira / Agência Estado)

Trânsito: novo sistema será liberado no dia 1º, mas ainda pode demorar para ficar disponível para usuários (Daniel Teixeira / Agência Estado)

Luiza Calegari

Luiza Calegari

Publicado em 27 de outubro de 2016 às 13h17.

Receber as notificações de multas ficará mais fácil - e possivelmente mais barato. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) terá um Sistema de Notificação Eletrônica, o que viabilizará o recebimento das infrações de trânsito por meio eletrônico.

Além disso, os motoristas que optarem por esse novo sistema serão contemplados com um desconto de 40% sobre o valor original da multa.

Segundo a resolução nº 622 do Contran, ficará a cargo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) desenvolver, padronizar, organizar, manter e fazer a gestão do sistema eletrônico.

O funcionamento estará legalmente liberado a partir do dia 01 de novembro, porém deve demorar mais algum tempo para que seja disponibilizado para os usuários.

Por enquanto, não está definido se a comunicação será feita por e-mail ou SMS, ou mesmo por ambos.

No novo sistema de comunicação por meio eletrônico estará junto um link para que o condutor tenha a alternativa de recorrer da multa, além de também poder transferir os pontos para outro motorista — a exemplo do que é realizado hoje através da notificação impressa.

Ficará a critério do condutor escolher entre receber o aviso de infração de trânsito pelos correios ou pelo novo meio eletrônico (caso escolha o último, o documento impresso não será mais recebido).

A plataforma poderá ser acessada por um site autônomo, mas administrado pelo Denatran, bem como divulgado no Denatran e nos sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran).

A medida visa a garantia de recebimento das notificações pelo condutor, além de reduzir custos com o envio de documentos impressos e reduzir o consumo de papel.

Acompanhe tudo sobre:Trânsito

Mais de Minhas Finanças

IPVA 2024: 42% dos motoristas ainda não pagaram imposto

Nota Fiscal Paulista libera R$ 46 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões