Invest

Ministério da Previdência alerta para golpes sobre ressarcimento de descontos no INSS

A recomendação é que os beneficiários não acessem links enviados por e-mail, aplicativos de mensagens ou outros meios não oficiais

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 28 de abril de 2025 às 11h41.

Tudo sobreAposentadoria pelo INSS
Saiba mais

O Ministério da Previdência Social emitiu um alerta aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre tentativas de golpe envolvendo o suposto "ressarcimento de descontos de mensalidades associativas". A recomendação é que os beneficiários não acessem links enviados por e-mail, aplicativos de mensagens ou outros meios não oficiais .

Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), os valores descontados no mês de abril ficarão retidos e serão devolvidos automaticamente na folha de pagamento de maio, programada para ocorrer entre 26 de maio e 6 de junho . Não é necessário qualquer tipo de solicitação para o recebimento.

O ressarcimento de mensalidades não reconhecidas, descontadas antes de abril, será analisado por um grupo da Advocacia-Geral da União (AGU). A equipe estuda a melhor forma de proceder com a devolução dos valores , mas o processo ainda está em avaliação.

Golpe de "agilização" dos valores

O Ministério informou ter recebido denúncias de segurados abordados por criminosos que oferecem serviços para "agilizar o recebimento dos atrasados" descontados pelo INSS. A pasta reforça que essa abordagem configura golpe.

O órgão orienta os beneficiários a desconsiderarem qualquer comunicação que peça dados pessoais, pagamento de taxas ou clique em links suspeitos. A restituição legítima será feita exclusivamente via folha de pagamento, sem a necessidade de intermediários.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Aposentadoria pelo INSSINSSgolpes financeiros

Mais de Invest

Carro elétrico ou híbrido: vale a pena comprar?

Quais são as principais opções de investimentos para quem busca renda passiva no longo prazo?

Quanto custa pagar o INSS para quem não tem carteira assinada?

Quanto custa financiar um imóvel em 2025? Entenda os juros