Invest

Minha irmã mora em nosso imóvel herdado. Posso cobrar aluguel?

Especialista responde dúvida de leitores; envie você também suas perguntas

Dúvida do leitor: consigo cobrar algum tipo de aluguel deles por estarem em um bem que me pertence também? (Getty/Getty Images)

Dúvida do leitor: consigo cobrar algum tipo de aluguel deles por estarem em um bem que me pertence também? (Getty/Getty Images)

Marcelo Tapai
Marcelo Tapai

Especialista em Direito Imobiliário

Publicado em 30 de setembro de 2024 às 16h49.

Tudo sobreHerança
Saiba mais

Dúvida do leitor: minha mãe morreu há 14 anos. Fui enganada por meu pai e irmã mais velha, que mudaram a fechadura da casa e não me dão acesso ao imóvel. Consigo cobrar algum tipo de aluguel deles por estarem em um bem que me pertence também?

Se estivermos diante único imóvel deixado pela mãe, ao esposo, qualquer que seja o regime de bens, será assegurado, sem prejuízo da participação que lhe caiba na herança, o direito real de habitação relativamente ao imóvel destinado à residência da família, sem que tenha que pagar aluguéis a eventuais outros herdeiros, no caso, as filhas, além de impedir que o imóvel seja vendido para partilha.

Este direito de moradia se sobrepõe à própria destinação dos bens do inventário, embora não altere as quantidades nele definidas. Em outras palavras, os herdeiros não podem retirar o cônjuge de sua residência para venderem ou darem outro fim a este bem enquanto a pessoa continuar morando lá, porém o direito a parte que cabe a cada um não é alterada.

Tem alguma dúvida sobre imóveis, locação ou venda? Envie suas perguntas para exameinvest@exame.com

Acompanhe tudo sobre:HerançaDinheiroFamíliaDireito familiar

Mais de Invest

Black Fralda dará descontos de até 70% em produtos infantis e sorteio de R$ 500 em fraldas

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Loteria dos EUA busca apostador que ganhou R$ 17 milhões e não buscou prêmio

Ibovespa opera em queda e dólar sobe após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal