Invest

MEI: veja o passo a passo para entregar a declaração anual

Documento é obrigatório para todos os formalizados até 31 de dezembro de 2020 em todo o Brasil

 (Getty Images/Getty Images for National Geographic Magazine)

(Getty Images/Getty Images for National Geographic Magazine)

AO

Agência O Globo

Publicado em 14 de maio de 2021 às 21h05.

Última atualização em 14 de maio de 2021 às 21h13.

O prazo para o microempreendedor individual (MEI) enviar a declaração anual é até o dia 31 de maio. A prestação de contas deve informar o valor do faturamento bruto do ano anterior por meio da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento.

O documento é obrigatório para todos os formalizados até 31 de dezembro de 2020 em todo o Brasil, o que corresponde a cerca de 11 milhões de microempreendedores, segundo dados da Receita Federal. O não cumprimento do prazo implica multa variável entre 50 reais e até 2% do total de tributos devidos.

Quer mudar de carreira e não sabe por onde começar? Conheça as Jornadas de Finanças e Negócios

Passo a passo

O Sebrae fez um passo a passo para orientar o MEI a fazer a declaração.

O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor, clicar em "Já sou MEI" e selecionar a opção "Declaração Anual de Faturamento". Depois, informe seu CNPJ. Ao visualizar os tipos de declaração e o ano-calendário, selecione a opção do ano 2020 na linha "Original" para realizar sua declaração.

Informe o faturamento total anual de sua empresa no campo "Valor da Receita Bruta Total". Preencha também o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual.

O prazo para entrega de sua declaração anual é até o dia 31 de maio do ano corrente. Se o MEI não fez o envio dentro do período, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir esse mesmo passo a passo. No caso de atraso, será cobrada uma multa por realizar a declaração fora do prazo.

Concluído o preenchimento, será exibido o resumo da declaração, mostrando os valores de tributos devidos em cada período de apuração do ano-calendário e as Declarações Anuais do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) pagas. Confira os dados, confirme e imprima seu comprovante.

Entenda

  • O MEI só deve acionar a Declaração Retificadora caso seja necessário alterar o valor já informado.
  • Órgãos licenciadores como prefeitura, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Secretaria de Fazenda costumam solicitar o comprovante de entrega da declaração anual para procedimentos de renovação de licenças e alvarás.
  • Caso o MEI queira abrir uma conta em banco com seu CNPJ, é importante saber que as instituições financeiras sempre solicitam comprovação de renda. A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) serve como comprovante de imposto de renda da empresa.

As principais atualizações sobre empreendedorismo você encontra na EXAME. Assine agora.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresMEI (microempreendedor individual)

Mais de Invest

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Poupança x Tesouro Selic: qual rende mais com R$ 1.000 em 1 mês?