Minhas Finanças

Lucro do Citigroup cresce 12% no quarto trimestre

O aumento dos negócios no varejo e o avanço no exterior sustentaram o lucro de 5,32 bilhões de dólares entre outubro e dezembro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O Citigroup, maior instituição financeira do mundo, está colhendo os frutos da aposta na ampliação dos negócios no segmento de varejo e na internacionalização do grupo. A companhia apresentou lucro líquido de 5,32 bilhões de dólares no quarto trimestre, 12% acima do registrado em igual período de 2003. O faturamento cresceu 9%, para 21,89 bilhões.

O desempenho poderia ser melhor, se o Citigroup não estivesse enfrentando diversos processos judiciais, para os quais precisou contingenciar recursos. A instituição, por exemplo, foi multada em 244 milhões de dólares pelo governo japonês, além de perder a licença para operar como private bank no país, após um escândalo envolvendo a gestão de recursos dos clientes top.

Além disso, a instituição reservou outros 171 milhões de dólares para arcar com possíveis punições decorrentes do processo que enfrenta na comissão americana de seguros e valores, referente a operações com fundos mútuos. Segundo o americano The Wall Street Journal, as penalidades poderão alcançar cerca de 200 milhões de dólares.

No quarto trimestre, os lucros decorrentes das operações de varejo subiram 17%, para 3,1 bilhões de dólares. Nesta conta, foram incluídos os ganhos 27% maiores com cartões de crédito e 22% superior com a financeira. Já o segmento corporativo e o banco de investimento garantiram um lucro de 1,69 bilhão de dólares, 32% maior. Na atividade de gestão de ativos, o lucro caiu 75%, para 97 milhões, devido aos problemas enfrentados no Japão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Ressarcimentos por golpe do Pix recuam, mas casos não param de crescer

Halloween das finanças: 5 formas de superar o medo de investir

Mega-Sena: resultado do concurso 2.932; prêmio é de R$ 96 milhões

Mega-Sena: prêmio acumula para R$ 95 milhões