Minhas Finanças

Locador pode transferir titularidade de contas, segundo projeto

PL aprovado na CDC concede ao locador o direito de transferir titularidade de contas de água, luz e telefone

Conta em atraso não pode "penalizar imóvel", diz o PL (Imovelweb)

Conta em atraso não pode "penalizar imóvel", diz o PL (Imovelweb)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 17h18.

Brasília - Conforme aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), da Câmara Federal, o proprietário de imóvel alugado pode transferir para o inquilino a titularidade de contas de água, luz, gás e telefone. Atualmente, é comum que as contas de consumo doméstico sejam lançadas em nome do inquilino, contudo, obrigatoriamente, é ele quem deve solicitar o débito junto aos concessionários.

O texto do Projeto de Lei (PL) aprovado na CDC prevê também que os concessionários de serviços públicos ficam proibidos de manter interrompida a prestação do serviço no caso de o imóvel ser ocupado por novo inquilino.

Hoje, se um inquilino desocupa o imóvel e deixa pendentes contas de consumo, para restabelecer o fornecimento o proprietário é obrigado a quitar as pendências. O texto do PL aprovado na CDC determina o restabelecimento quando um novo locatário assumir o imóvel, e desonera o proprietário da obrigação de quitar o débito.

A proposta do PL é que as determinações sejam incluídas na Lei do Inquilinato (8.245/91); e na Lei 8.987/95, que trata do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.

Inúmeros projetos sobre direitos e deveres do inquilino tramitam na Câmara Federal e, como o PL em questão, de número 5593/2009, têm como finalidade principal ampliar o arcabouço de leis que regulam a relação entre o locador e o locatário, num universo que tem como foco central ampliar as garantias para o investimento em imóvel com a finalidade de locação.

Para ser totalmente aprovado, o PL 5593/2009 será ainda analisado pelas Comissões: de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição, Justiça e Cidadania.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisdireito-do-consumidorImóveisInquilinos

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro