Minhas Finanças

Livro diz que "Warren Buffett investe como uma garota"

Para jornalista, Buffett só ganhou tantos bilhões porque toma pouco risco, quase não mexe na carteira e estuda muito antes de comprar uma ação – assim como as mulheres

Buffett: livro com título provocativo teria agradado o megainvestidor, segundo a autora (Getty Images)

Buffett: livro com título provocativo teria agradado o megainvestidor, segundo a autora (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 08h00.

São Paulo - Será lançado nos Estados Unidos no próximo dia 21 o livro "Warren Buffett Invests Like a Girl – And Why You Should, Too" (ou "Warren Buffett Investe Como Uma Garota – E Por Que Você Também Deveria Fazer Isso", na tradução literal). Ao contrário do que o título pode sugerir, o livro não questiona de forma grosseira a masculinidade do maior investidor de todos os tempos.

A tese defendida por LouAnn Lofton, editora do site americano de finanças "The Motley Fool" e autora do livro, é que, assim como as mulheres, Buffett não gosta de tomar muito risco na bolsa, não investe em empresas com modelos de negócio que não entende e prefere comprar um ação e mantê-la por vários anos na carteira do que comprar e vender papéis em um curto período de tempo.

As mulheres, afirma, também são conhecidas por não deixarem os próprios egos influenciarem a análise de investimentos da mesma forma que Buffett é conhecido pela competência na seleção de papéis. As mulheres e Buffett, continua ela, teriam uma coisa em comum: são melhores investidores que os homens médios. Tanto isso seria verdade que o mundo dos investimentos seria hoje bem menos masculino que no passado.

Para quem já considera a autora uma feminista incorrigível, ela afirma que há estudos científicos que dão suporte à tese de que as mulheres possuem um temperamento mais favorável para atingir o sucesso no mercado acionário. No livro, ela enumera pesquisas que mostram que as investidoras passam mais tempo que os homens estudando uma empresa antes de comprar uma ação, não tendem a concentrar demais o portfólio, evitam mais o risco porque possuem menos testosterona e leem com interesse informações que possam mostrar que elas mesmas estão erradas.

LouAnn e Buffett

LouAnn Lofton é ela mesma uma investidora com perfil de longo prazo. Uma das ações de seu portfólio que ela não pretende vender "nunca" é a da Berkshire Hathaway, o fundo de investimentos controlado por Buffett. Consciente de que seu livro possui um título provocativo, LouAnn enviou ao megainvestidor uma cópia com antecedência. Depois, esteve presente na conferência anual que a Berkshire Hathaway realiza em Omaha (Nebraska) nos meses de abril.

Durante o evento, ela teve a oportunidade de perguntar diretamente a Buffett se ele acha que investe como uma garota. A resposta? "Eu diria que provavelmente sou culpado", disse ele às gargalhadas. Depois, em entrevista ao site "DailyFinance", LouAnn afirmou: "Eu acho que ele se divertiu com o título do livro. (...) Eu tive a certeza de que ele entendeu o senso do humor do título. Eu sabia que ele entenderia isso como um elogio."

A ideia para o livro surgiu em 2007. Na época, LouAnn já lera diversos estudos e teses sobre os hábitos de investimento das mulheres e decidiu tentar correlacionar isso com as estratégias utilizadas por Buffett. Para a autora, o grande defeito de todas as dezenas de livros que já foram escritos sobre o bilionário foi não atribuir a seu temperamento o sucesso obtido nos mercados nos últimos 50 anos.

Ela admite que alguns homens não ficarão felizes ao tomar conhecimento de sua tese. No entanto, o livro serviria para qualquer pessoa interessada em se tornar um investidor melhor. "Tem uma mensagem bacana no livro que é a que podemos aprender a melhorar nossos temperamentos. (...) Você ou eu podemos não ser tão espertos quanto Buffett, mas podemos controlar o jeito como reagimos aos fatos."

Acompanhe tudo sobre:Açõesaplicacoes-financeirasBilionáriosbolsas-de-valoresEmpresáriosgrandes-investidoresMulheresPersonalidadeswarren-buffett

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro