Leilão da Receita: carro foi apreendido em julho de 2023, no Porto do Rio de Janeiro, por fraude em operações de comércio exterior
Agência de notícias
Publicado em 26 de janeiro de 2024 às 19h24.
Última atualização em 26 de janeiro de 2024 às 19h41.
A Receita Federal realizará um leilão eletrônico em fevereiro no qual estará disponível para lances uma Ferrari modelo F8 Spider, ano 2022. Segundo a Receita, o veículo de luxo é avaliado em R$ 5 milhões e tem motor com 720 cavalos de potência, com capacidade de fazer de zero a 100 km/h em 2,9 segundos. A velocidade máxima é de 340 km/h.
O carro foi apreendido em julho de 2023, no Porto do Rio de Janeiro, por fraude em operações de comércio exterior, afirma a Receita. "Na tentativa de justificar recursos, o importador, pessoa física sem lastro financeiro, lançou mão de instrumentos fictícios e complexa estrutura empresarial para acobertar a operação", diz o site do órgão.
O leilão eletrônico, destinado somente a pessoas jurídicas, terá 57 lotes no total, contendo aparelhos eletrônicos e acessórios, enfeites, utensílios domésticos, mochilas, canecas, entre outros itens variados, que poderão ser destinados a uso, consumo, industrialização ou comércio, conforme define o edital. O lote número 50 traz somente a Ferrari F8 Spider e tem o preço mínimo de R$ 1,191 milhão.
Como participar do leilão da Receita
O período para o recebimento de propostas vai das 9h do dia 19 de fevereiro até às 21h do dia 21. A sessão para lances está prevista para o dia 22, às 10 horas. A participação é feita pela internet, no "Sistema de Leilão Eletrônico" da Receita Federal.
Para participar, a pessoa jurídica deve ser portadora de identidade digital gov.br com nível de confiabilidade Prata ou Ouro. É preciso entrar no site da Receita Federal, clicar em Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (Portal e-CAC) e acessar a opção "Participar de leilão eletrônico da Receita Federal".
Depois, o interessado deve selecionar o Edital de Leilão nº 0717600/0001/2024 e acionar a opção "Incluir Proposta". Ele deverá declarar que tem ciência e concorda com os termos e condições do edital, que cumpre as condições exigidas e que inexistem fatos impeditivos para participação no processo licitatório.
O proponente poderá apresentar um único lance por lote, sempre respeitando o valor mínimo estabelecido, com a possibilidade de alterá-lo ou excluí-lo até o final do período previsto para o recebimento de propostas.
Será possível visitar os lotes nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Endereços, horários e regras podem ser consultados no edital do leilão, disponível no site da Receita Federal. O edital também traz informações detalhadas sobre os lotes e sobre outras regras gerais para a participação no leilão.