EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O J.P. Morgan Chase irá comprar o Bank One, num acordo de aproximadamente 58 bilhões de dólares em ações. A incorporação irá criar o segundo maior banco dos Estados Unidos, com ativos calculados em 1,1 trilhão de dólares. O primeiro é o Citibank, com 1,2 trilhão.
O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (14/1). De acordo com o comunicado dos bancos, os acionistas do Bank One irão receber, por ação, 1,32 ação do J.P. Morgan Chase. Na cotação de ontem, cada ação do Bank One valia 51,77 dólares e pagava um prêmio de 14%. A nova empresa, segundo o comunicado, terá um valor de mercado de cerca de 130 milhões de dólares.
Para os analistas ouvidos pelo americano The Wall Street Journal, a compra do Bank One pelo J.P. Morgan reforça uma das principais crenças do setor: tamanho é fundamental. Os ganhos de escala podem ser vistos tanto nos serviços oferecidos aos grandes clientes que, por sua vez, pagam menos por eles quanto no varejo. O próprio Citibank, diz a reportagem, já provou que oferecer serviços financeiros para consumidores pessoa-física é um negócio vantajoso. Foi o consumo do varejo que ajudou o Citi a sobreviver ao sobe-e-desce do segmento corporativo nos últimos anos.
O novo banco irá manter o nome J.P. Morgan e será baseado em Nova York. A área de serviços financeiros ao varejo, no entanto, ficará em Chicago, sede do Bank One. A aquisição ainda precisa ser aprovada pelos conselhos dos dois bancos e pelos órgãos reguladores do país.