EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 21 de março de 2016 às 20h26.
Antes de transmitir a Declaração de IR à Receita Federal, é importante revisar as informações declaradas e abrir a ficha "Verificar Pendências" para observar se é preciso corrigir algum erro ou informar algum outro dado.
Se não houver nenhum dado a ser alterado ou incluído, o próximo passo então é salvar a declaração para enviá-la à Receita. Para isso, basta clicar em “Gravar cópia”, no menu ao lado esquerdo do programa.
O programa apresentará então uma tela com três opções. Selecione a segunda: “Cópia da declaração para entrega à RFB”.
É exatamente esse o arquivo que deverá ser carregado no Receitanet, programa que realiza a transmissão da declaração à Receita Federal.
Em seguida, grave também uma cópia da declaração para guardar para o IRPF 2017 seguindo o mesmo procedimento, mas assinalando a opção “Cópia da última declaração entregue e do recibo de entrega”. Esse arquivo mostra o número do recibo da declaração, que será necessário para a declaração do próximo ano. Lembre-se de salvá-lo em algum lugar - seja no computador, pen drive ou CD – que seja facilmente lembrado depois.
Caso o número do recibo da declaração seja perdido, sua recuperação não é nada simples. Se o contribuinte não possuir certificado digital (espécie de assinatura digital, mais usada por pessoas físicas que possuem empresas), ele deverá comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal para recuperar o número (veja como).
Ir para o próximo passo: Como transmitir a declaração à Receita Federal
Esta página faz parte do Guia do IRPF 2016, de EXAME.com, elaborado em parceria com Rodrigo Paixão e Thiago Mirales, sócios da Atlas Tax Consulting. Clique aqui para ver o índice geral do guia.