Minhas Finanças

IR pago sobre lucro pode ser restituído em caso de prejuízo?

Internauta investe em fundo de inflação e pergunta se o imposto pago sobre rendimentos do fundo em 2012 pode ser devolvido este ano, caso ele tenha prejuízo


	Receita Federal não restitui imposto pago sobre rendimentos obtidos no passado
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Receita Federal não restitui imposto pago sobre rendimentos obtidos no passado (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2013 às 16h10.

Dúvida do internauta: Desde o início de 2012 tenho uma aplicação em um fundo de inflação atrelado a NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional série B) e fiz um novo aporte em janeiro de 2013. As recentes quedas desse fundos corroeram todo o rendimento que obtive no ano passado. Diante dessas desvalorizações, caso eu resolva resgatar o dinheiro investido, eu posso obter a restituição do imposto de renda que eu paguei sobre os meus rendimentos do ano passado? Como o propósito dessa aplicação é para o longo prazo, se eu decidir manter a aplicação, eu consigo recuperar esse prejuízo ao longo do tempo?

Resposta de Bolivar Godinho*: 

A Receita Federal não restitui o imposto de renda pago sobre rendimentos obtidos no passado.

Os rendimentos de operações de renda fixa e de fundos de investimento são tributados exclusivamente na fonte. O administrador do fundo manterá o histórico de prejuízo do cliente e compensará eventuais perdas com o rendimento futuro do fundo. No momento do resgate o investidor pagará imposto somente sobre a diferença.

Lembrando que os prejuízos em fundos só podem ser compensados com lucros futuros se os fundos forem da mesma classe e administrados pelo mesmo administrador. 

Como eu expliquei em uma resposta anteriormente publicada, é possível recuperar o prejuízo porque quando as taxas de juros se estabilizarem, o rendimento do fundo será maior. Entretanto, existe o risco de novas perdas caso as taxas de juros continuem subindo. 

As Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B), títulos do Tesouro Direto que são corrigidos pelo IPCA, estão apresentando perdas devido à recomposição das taxas de juros, ocasionada pela elevação da taxa Selic e pelas expectativas de novas elevações por parte do Banco Central (entenda esse movimento das NTN-Bs).

Entre em contato com o administrador do fundo e pergunte o prazo médio da carteira de NTN-B. Quanto maior o prazo, maior o risco.

*Bolivar Godinho é professor de Finanças EPPEN - UNIFESP. Atuou por 33 anos no mercado financeiro em cargos de direção na área de asset management dos bancos Noroeste e Fibra e concluiu em 2012 doutorado na FEA-USP, com a tese sobre fundos de investimento.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre investimento em ações para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasFundos de investimentoImposto de Renda 2020ImpostosLeãoMercado financeiro

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro