Minhas Finanças

IPVA em atraso? Veja como obter desconto de até 75% em encargos

Governo do Estado de São Paulo reduz em até 75% o valor de multas e em até 60% o valor de juros cobrados por impostos em atraso. Mas o prazo é limitado.

Carros: prazo para obter os descontos se encerra no dia 15 de agosto (BrianAJackson/Thinkstock)

Carros: prazo para obter os descontos se encerra no dia 15 de agosto (BrianAJackson/Thinkstock)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 25 de julho de 2017 às 15h33.

Última atualização em 26 de julho de 2017 às 09h50.

São Paulo - Motoristas de São Paulo com IPVA em atraso têm uma oportunidade de regularizar a dívida com desconto de até 60% nos juros e de até 75% do valor das multas cobradas até hoje pelo atraso pelo Programa de Parcelamento de Débitos (PPD), organizado pelo Governo do Estado.

O maior desconto é válido para quem optar por quitar a dívida à vista. O PPD também permite parcelar a dívida em até 18 vezes, com desconto de 50% do valor das multas e de 40% do valor dos juros.

Contudo, neste caso é cobrado 1% de juros ao mês até a quitação do débito e o prazo para o pagamento vai depender do valor que o contribuinte tem a quitar, já que cada parcela da dívida não poderá ser inferior a 200 reais.

O prazo de adesão ao programa se encerra em 15 de agosto. As condições são válidas apenas para impostos que deveriam ter sido pagos até o dia 31 de dezembro do ano passado. Ou seja, não vale para valores de IPVA em atraso referentes a este ano.

A adesão ao PPD pode ser realizada pelo site do programa. Para fazer o login, basta informar o CPF e a senha utilizada no programa Nota Fiscal Paulista. Caso o contribuinte ainda não participe do programa, deverá se cadastrar.

Quem tiver dúvidas sobre a adesão ao programa pode ligar para a central de atendimento da Secretaria da Fazenda no 0800 170 110, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

ITCMD

O PPD também concede descontos para quem pagar o Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCMD) em atraso. As condições são as mesmas oferecidas para quem pagar o IPVA.

Taxas diversas

O Governo do Estado de São Paulo também concede no PPD descontos de 75% do valor atualizado dos encargos moratórios de taxas diversas devidas ao Estado e que estejam com pagamento em atraso. A condição é de que sejam pagas à vista pelo contribuinte.

Caso opte por parcelar estas taxas em até 18 vezes, o contribuinte poderá obter 50% de redução do valor atualizado dos encargos moratórios que incidem sobre a dívida em atraso.

Entre as taxas que podem ser pagas com as facilidades oferecidas no programa, estão taxas judiciárias, pagas em processos e intimações; multas previstas em contratos de serviços públicos; multas por descumprimento de leis estaduais; e multas penais. O programa não inclui multas por infrações de trânsito.

 

Acompanhe tudo sobre:CarrosImpostosIPVASão Paulo capital

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro