Invest

IPVA 2025: consumidor pode usar crédito da Nota Fiscal Paulista para pagar imposto; veja como

A Secretaria da Fazenda afirma que o mês de outubro é o único período do ano em que os consumidores podem utilizar seus créditos com essa finalidade

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de outubro de 2024 às 16h02.

Tudo sobreNota Fiscal Paulista
Saiba mais

O usuário cadastrado no programa Nota Fiscal Paulista pode utilizar seus créditos até 31 de outubro para pagar, total ou parcialmente, o IPVA de 2025 do seu veículo. A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo lembra que outubro é o único período do ano em que os consumidores podem utilizar seus créditos com essa finalidade.

Como utilizar os créditos para pagar o IPVA

Os interessados em usar os créditos do programa devem fazer essa opção diretamente no site da Nota Fiscal Paulista. O processo é simples:

  • Acesse o menu “Conta corrente”
  • Clique em “Utilizar Créditos”
  • Escolha a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”

O veículo indicado precisa estar registrado em nome do usuário cadastrado para que a operação seja válida. [Grifar] A operação é irretratável: em caso de venda do veículo, não será possível desfazer a transação.

Restituição e outros detalhes

O consumidor pode escolher entre enviar o valor integral ou parcial para o abatimento do IPVA. Caso envie mais do que o necessário para quitar o imposto, o saldo excedente será restituído na conta da Nota Fiscal Paulista.

Números da utilização dos créditos

Em outubro de 2023, 13.398 consumidores optaram por utilizar seus créditos para o pagamento do IPVA, totalizando cerca de R$ 478,6 mil.

Acompanhe tudo sobre:IPVAImpostosNota Fiscal Paulista

Mais de Invest

Poupança x Tesouro Selic: qual rende mais com R$ 1.000 em 1 mês?

O que é uma operação de investimento intraday?

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida