Invest

IPVA 2024: veja quem deve pagar em São Paulo

Contribuinte tem três opções para pagar o imposto; veja calendário completo de vencimento de acordo com a placa

IPVA 2024: pagamento começa nesta quinta-feira, 11 de janeiro (Allen J. Schaben / Los Angeles Times/Getty Images)

IPVA 2024: pagamento começa nesta quinta-feira, 11 de janeiro (Allen J. Schaben / Los Angeles Times/Getty Images)

Rebecca Crepaldi
Rebecca Crepaldi

Repórter de finanças

Publicado em 17 de abril de 2024 às 07h47.

Última atualização em 17 de abril de 2024 às 12h44.

O tributo é um imposto estadual, em que cada estado define suas regras de pagamento e cronograma. Em São Paulo, quem optar por pagar à vista no mês de janeiro terá desconto de 3%. Já quem optar por parcelar, pode dividir o tributo em até cinco parcelas (com vencimento nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio). Além dessas duas opções, o contribuinte também pode quitar integralmente o IPVA em fevereiro, mas sem o desconto.

À EXAME Invest, Renan Suehasu, planejador financeiro e sócio da A7 Capital e Simone Alves da Costa, professora da FIA Business School, destacam sobre os benefícios em pagar à vista, como o contribuinte não correr o risco de perder o pagamento de alguma parcela e pagar multa, além do desconto.

Mas, para quem não tem o dinheiro integral no momento, ou precisa utilizá-lo para outras contas de começo de ano, como compra de material escolar ou pagamento de parcelas das viagens de final de ano, a opção parcelada segue trazendo benefícios. “Além disso, o pagamento mensal se torna menos pesado e com maior chance de caber no orçamento das famílias”, explica Suehasu.

Leia também:

Como pagar o IPVA?

Para pagar o IPVA 2024, o contribuinte pode consultar uma rede bancária credenciada e utilizar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). Neste caso, é possível pagar pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O imposto também pode ser pago em casas lotéricas e nas empresas credenciadas à Sefaz-SP, que aceitarão cartão de crédito.

Há ainda a modalidade de pagamento via PIX. Nesta forma, o contribuinte precisa entrar na página do IPVA na plataforma da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar o QR Code para pagamento — lembrando que este código tem validade de 15 minutos. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR Code. Ao ler o código com o aplicativo de banco, o destino que deve aparecer é “Secretaria da Fazenda e Planejamento", sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

O calendário para o pagamento do IPVA de caminhões segue os mesmos vencimentos da coluna janeiro acima, e também concede o desconto de 3% quando se trata do pagamento integral. Entretanto, para os donos que optarem pelo parcelamento sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.​

Acompanhe tudo sobre:IPVAImpostos

Mais de Invest

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta

Ibovespa opera perto da estabilidade, apesar de rali exterior pós-Fed; Nasdaq sobe 2,5%