Invest

IPTU de São Paulo terá reajuste de 4,3% em 2024: veja o calendário

Contribuinte terá a opção de pagar parcelado ou à vista com 3% de desconto

Cidade de São Paulo: IPTU sobe 4,3% em 2024 (Reprodução/Getty Images)

Cidade de São Paulo: IPTU sobe 4,3% em 2024 (Reprodução/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 19h50.

Última atualização em 3 de janeiro de 2024 às 20h12.

A prefeitura de São Paulo divulgou o Edital do IPTU 2024 nesta quarta-feira, 7. O vencimento da primeira parcela ou a opção de pagamento à vista para todos os imóveis está programado para o mês de fevereiro. O reajuste para este ano, com base na inflação, é de 4,3%.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista receberão um desconto de 3% no tributo, além de evitarem possíveis acréscimos moratórios decorrentes do esquecimento de parcelas mensais. A alternativa de quitar o imposto em dez parcelas também está disponível.

Calendário do IPTU 2024

O pagamento, à vista ou das parcelas, poderá ser efetuado por meio de 2ª via do boleto emitida pela internet, disponível a partir do dia 15 de janeiro de 2024 no site da prefeitura de São Paulo.

O vencimento será no dia 9 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento.  Ou no dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por administradoras de imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março.

Como pagar o IPTU

Para o pagamento em 2024, além das formas convencionais, como terminais de autoatendimento, internet banking, guichês de caixa e lotéricas, será possível utilizar o sistema Pix. O guia de pagamento com o código para o Pix também estará disponível no site da prefeitura. 

Haverá envio de boletos?

Não haverá o envio mensal de boletos para os contribuintes que optarem pelo parcelado, apenas a notificação de lançamento com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Aqueles que escolherem o parcelamento receberão, posteriormente, todos os boletos restantes em um único formulário, mantendo os vencimentos mensais de cada parcela.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalIPTU

Mais de Invest

CEO da LVMH, dona da Louis Vuitton, negocia com Trump para proteger marcas de luxo

Volkswagen corta projeções após tarifas dos EUA derrubarem lucro no 2º tri

Ibovespa opera volátil; dólar sobe

Dívida de margem nos EUA cresce 18% em três meses e acende sinal de alerta, diz Deutsche Bank