Invest

Intenção de comprar imóvel segue em alta entre os brasileiros

Entre aqueles que pretendem adquirir um imóvel, metade dos respondentes (51%) se declarou indiferente entre um imóvel novo e um imóvel usado

Intenção de compra: entre os que pretendiam comprar imóveis, a maioria tem como principal objetivo destinar o imóvel para moradia (Germano Lûders/Exame)

Intenção de compra: entre os que pretendiam comprar imóveis, a maioria tem como principal objetivo destinar o imóvel para moradia (Germano Lûders/Exame)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 12 de fevereiro de 2021 às 06h17.

O desejo da casa própria segue em alta pelos brasileiros. É o que aponta a pesquisa Raio-X FipeZap, que avalia a demanda por imóveis no quarto trimestre do ano passado. Pelos dados, 47% dos respondentes afirmaram que tinham a intenção de adquirir imóvel nos próximos 3 meses (sendo, por tal razão, classificados como compradores em potencial). O percentual se manteve praticamente inalterado em relação ao recorde histórico alcançado no trimestre anterior da pesquisa (48%), superando a média histórica, que é de 37%. 

Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy

Entre aqueles que pretendiam adquirir um imóvel nos próximos 3 meses, metade dos respondentes (51%) se declarou indiferente entre um imóvel novo e um imóvel usado. 

Entre os que pretendiam comprar imóveis, a maioria tem como principal objetivo destinar o imóvel para moradia, com 86% das respostas. Por outro lado, 14% dos respondentes deste grupo classificaram sua intenção de compra como investimento, com especial interesse na obtenção de renda de aluguel (75%).

Comprar para investir

Ao avaliar o perfil de investidores no 4º trimestre, os dados apontam que respondentes do gênero masculino formavam a maioria em todos os grupos, especialmente entre investidores que adquiriram imóveis recentemente (68%). 

Em termos de faixa etária, respondentes com 41 anos ou mais predominavam entre os grupos, com destaque entre proprietários (86%) e investidores potenciais (85%). 

Em relação à renda, entre os grupos, a maior renda mensal, 58% tem renda superior a R$ 10 mil, ao passo que os investidores potenciais se destacaram entre os grupos estudados pelo seu menor poder aquisitivo, sendo 48% dos respondentes com renda igual ou inferior a R$ 10 mil. 

Acompanhe tudo sobre:ApartamentosCasasImobiliáriasImóveisindice-fipezap

Mais de Invest

Qual a diferença entre herdeiros necessários e testamentários?

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Quais são os documentos necessários para fazer um inventário extrajudicial?

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3