Minhas Finanças

INSS cria “drive-thru” para agilizar pedidos de aposentadoria

Urnas foram instaladas nas agências para o recebimento de cópia simples dos documentos solicitados

INSS: urnas para entrega de documentos ficam disponíveis de segunda a sexta-feira (Agência Brasil/Agência Brasil)

INSS: urnas para entrega de documentos ficam disponíveis de segunda a sexta-feira (Agência Brasil/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 14 de agosto de 2020 às 12h26.

Última atualização em 14 de agosto de 2020 às 13h33.

Com as agências fechadas devido à pandemia de coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) regulamentou um sistema alternativo para entrega de documentação em todo o país. A medida, denominada de exigência expressa, visa agilizar a análise do requerimento dos segurados.

O drive-thru do INSS permite que o interessado deposite cópia simples dos documentos solicitados em urnas instaladas na entrada das agências. A urna fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. Sua utilização não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo app Meu INSS.

Para assegurar a entrega dos documentos é preciso realizar agendamento por meio do telefone 135 ou Meu INSS, também é necessário ter em mãos o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna.

Ao agendar o serviço de exigência expressa, o usuário será orientado a proceder da seguinte forma na entrega: preencher e assinar o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações” e inserí-lo em um envelope lacrado juntamente com a cópia de seu RG e as cópias simples dos documentos apontados na exigência.

O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da exigência expressa.

Para proteger a saúde das pessoas, o cumprimento de exigência pela caixa coletora ocorre sem qualquer contato físico e sem acesso ao interior das agências. O segurado também não recebe protocolo ou recibo de entrega dos documentos.

O INSS destaca ainda que não são aceitos os originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras. A autenticação só é obrigatória quando a exigência ao segurado é que apresente procuração para fins de recebimento de benefício.

Os papéis depositados na urna do INSS são escaneados e inseridos em sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo. É fundamental, para a conclusão da análise, que sejam anexadas as cópias de todos os documentos solicitados. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.

As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço, mas, durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para a conclusão do processo. Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve discar 135, acessar o Meu INSS ou ligar para um dos telefones de plantão das agências.

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaAposentadoria pelo INSSINSS

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta quarta-feira

Fila do INSS sobe e chega a quase 1,8 milhão; aumento em três meses é de 33%

Mega da Virada 2024 inicia apostas com prêmio recorde de R$ 600 milhões

Influenciadoras de Wall Street: como elas estão democratizando as finanças pessoais