Minhas Finanças

Inadimplência provoca alta dos juros

Bancos não repassam ao consumidor redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

Os juros das operações de crédito para pessoa física subiram em média 0,04 ponto percentual em junho, passando de 7,52% ao mês (138,71% ao ano) em maio para 7,56% (139,78% ao ano) em junho. O resultado faz parte da pesquisa mensal de juros realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

As seis linhas de crédito analisadas apresentaram alta, comprovando que a redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic promovida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) em maio não foi repassada ao consumidor. Para o coordenador da pesquisa, Miguel José Ribeiro de Oliveira, os aumentos podem ser atribuídos a dois fatores: às incertezas no mercado internacional quanto ao comportamento dos juros americanos frente à subida da inflação e ao aumento da inadimplência para pessoa física. "A inadimplência subiu 13,4% no ano e 26,7% nos últimos 12 meses", afirma Oliveira.

Pessoa jurídica

Já no crédito às empresas, a pesquisa aponta redução em duas linhas - capital de giro e conta garantida. Outras duas - desconto de duplicatas e desconto de cheques - ficaram estáveis.

Em junho, a taxa média geral para pessoa jurídica caiu 0,04 ponto percentual, passando de 4,38% ao mês em maio (67,27% ao ano) para 4,34% ao mês em junho (66,50% ao ano).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Fila do INSS sobe e chega a quase 1,8 milhão; aumento em três meses é de 33%

Mega da Virada 2024 inicia apostas com prêmio recorde de R$ 600 milhões

Influenciadoras de Wall Street: como elas estão democratizando as finanças pessoais

Banco Central amplia regras para instituições participarem do Pix