Invest

Imposto de Renda 2022: como declarar? Confira passo a passo completo

O prazo para prestação de contas no programa da Receita Federal foi prorrogado até 31 de maio; especialistas esclarecem as principais dúvidas e orientam como fazer a declaração de ações e outros rendimentos em guia completo

Imposto de Renda 2022: especialistas esclarecem as principais dúvidas e orientam como fazer a declaração de ações e outros rendimentos em guia completo da EXAME Invest (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Imposto de Renda 2022: especialistas esclarecem as principais dúvidas e orientam como fazer a declaração de ações e outros rendimentos em guia completo da EXAME Invest (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Thaís Cancian
Thaís Cancian

Copywriter

Publicado em 11 de abril de 2022 às 18h22.

Última atualização em 24 de setembro de 2024 às 18h02.

Em 2022, ano em que o Imposto de Renda completa um século de história, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações, número próximo ao que foi recebido em 2021.

Com a prorrogação do prazo de entrega da declaração até 31 de maio de 2022, ainda há tempo para se organizar e prestar todas as devidas contas sem dores de cabeça. O pagamento das restituições permanece dentro dos mesmos prazos originais - de 31 de maio a 30 de setembro de 2022.

Para quem ainda não realizou a declaração e/ou tem dúvidas sobre os procedimentos e documentos necessários, a EXAME preparou um material completo para ajudar nesse processo.

Aprenda a declarar o Imposto de Renda sem erros: assista à live com Alice Porto, Contadora da Bolsa, e tire todas as suas dúvidas

Em transmissão gravada, o editor da EXAME Invest, Carlo Cauti, recebeu a Contadora da Bolsa de Valores, Alice Porto, para esclarecer os principais pontos na hora de prestar contas à Receita Federal. Para conferir o vídeo, basta se cadastrar gratuitamente aqui e acessar.

Ao se inscrever, você ainda vai receber o Guia do Imposto de Renda da EXAME, um e-book que traz o passo a passo completo para fazer a declaração sem complicações.

Com esse material em mãos, você vai entender:

  • Quais documentos é preciso separar para declarar o Imposto de Renda;
  • O que não pode ficar de fora;
  • Como declarar investimentos (ações, renda fixa, etc.).

Clique aqui para se cadastrar de graça e ter acesso à live e ao e-book com as principais orientações para declarar o Imposto de Renda em 2022

Como declarar ações e outros investimentos?


Para além das orientações e esclarecimentos sobre as declarações mais comuns - Imposto de Renda e Previdência, por exemplo -, ambos os materiais (live e e-book), produzidos e disponibilizados gratuitamente pela EXAME
aqui, também detalham como fazer a declaração de diferentes tipos de ativos de investimento, como:

  • Renda Fixa;
  • Ações, dividendos, JCP e ETFs;
  • Fundos de investimentos;
  • Fundos imobiliários;
  • BDRs.

Além de Alice Porto, a live também contou com a participação de outros especialistas para responder a dúvidas e entrar em detalhes sobre os processos de declaração dos ativos que representam.

Arthur Vieira, especialista em Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) do BTG Pactual, compartilhou os principais pontos a se considerar para declarar FIIs sem erros.

Bernardo Carneiro, especialista de BDRs do BTG Pactual, também participou para tratar do processo de declaração desses ativos internacionais.

Para os traders, há a participação de Otto Sparenberg, analista técnico do BTG Pactual.

Já no caso dos fundos de investimento, foi a vez de Juliana Machado, analista CNPI e especialista em fundos de investimentos do BTG Pactual.

E por último, representando o recente universo de criptomoedas, foi destaque a participação de Felipe Dantas, especialista em Criptoativos da EXAME.

Inscreva-se gratuitamente aqui e acesse a live gravada com todas as informações que você precisa saber para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022

O que é a declaração e como funciona?


Uma das principais obrigações anuais de todo cidadão brasileiro é realizar a
declaração do Imposto de Renda, tributo cobrado pelo Governo Federal sobre os ganhos de pessoas físicas e jurídicas. Seu valor é pago à Receita Federal de acordo com os rendimentos declarados.

O procedimento é feito considerando o ano anterior. Neste ano, então, é preciso descrever os ganhos e gastos obtidos durante 2021. Na lista de rendimentos tributáveis, é declarado tudo que foi recebido no período, como salários, aluguéis, aposentadoria, prêmios de loterias e investimentos.

Os valores pagos são proporcionais aos rendimentos declarados, de modo que os declarantes com maior renda pagam mais impostos.

Cadastre-se de forma gratuita e tenha acesso à live e ao e-book Guia do Imposto de Renda 2022 da EXAME

Acompanhe tudo sobre:DinheiroFinançasImpostosreceita-federalImposto-de-Renda-2022Pan-Organizar

Mais de Invest

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Dividendos bilionários da Petrobras, pacote fiscal e cenário externo: assuntos que movem o mercado

Ação da Netfix tem potencial de subir até 13% com eventos ao vivo, diz BofA

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR