EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
Em um dia atípico para o mercado financeiro nacional, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) recuou 2,1%, para 32.847 pontos: o mais baixo patamar do índice desde 8 de dezembro de 2005. No mercado cambial, o dólar comercial subiu, fechando cotado a 2,29 reais.
O mercado foi surpreendido pela divulgação da inflação americana acima da expectativa. O indicador é um dos sinalizadores sobre o que deve fazer o FED (banco central norte-americano) em relação aos juros. Com o aumento dos preços acelerado, analistas prevêem que o BC americano poderá aumentar ainda mais os juros no próximo mês e provocar uma nova debandada dos mercados emergentes.
No Brasil
O mercado financeiro no Brasil viveu um dia atípico em razão da Copa do Mundo de futebol. A Bovespa e a Bolsa de Mercadorias & Futuros abriram no horário normal mas fecharam às 15h, em razão da estréia da Seleção Brasileira na Copa. Bancos e repartições públicas, como o Banco Central, também funcionaram somente metade do expediente.
No dia 22 de junho, quando a seleção brasileira volta a jogar às 16h, as bolsas voltarão a fazer um expediente reduzido, encerrando as negociações às 15h.