Casal: Segundo autor, prioridade do casal deve ser manter um bom estilo de vida no presente (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 2 de setembro de 2012 às 09h00.
São Paulo – Gustavo Cerbasi, autor de best sellers sobre finanças pessoais, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares com o livro “Casais Inteligentes enriquecem juntos” acaba de lançar o seu segundo livro sobre finanças para casais: “Os segredos dos casais inteligentes – Como construir riqueza a dois e garantir um futuro próspero sem abrir mão do bem-estar no presente”.
O autor explica que neste novo livro, ele convida os casais não apenas a discutir como planejar suas finanças, mas também sua carreira, seu estilo de vida e a aposentadoria. “Este é um livro muito mais estratégico, eu trato dos aspectos financeiros da carreira, sobre a autossatisfação do casal e como a construção da riqueza pode fortalecer a família ou prejudicar dependendo do rumo”, comenta.
Logo no início do livro, o autor desconstroi a ideia de que o melhor plano para a chegar à tão almejada independência financeira, quando não é mais necessário trabalhar para conseguir sustentar um padrão de vida, seria abrir mão de certos gastos com lazer, diversão ou com certos desejos de consumo, como uma roupa ou uma cara garrafa de vinho.
Segundo Cerbasi, o estilo de vida deve ser uma das prioridades do planejamento financeiro, uma vez que sem conforto, o casal não teria a força de vontade suficiente para atingir seus objetivos financeiros. “Muitos casais, para ter a vida financeira em ordem, desordenam sua vida sexual, a vida em família e outros prazeres. Qualquer projeto de longo prazo que envolve disciplina e conquista e que demora tem que ser motivado fortemente. Então eu não coloco bem estar e qualidade de vida como uma opção, mas como a única opção de alcançar os objetivos”, afirma.
Ele ressalta que com essas sugestões, ele não propõe uma vida de “gastança”, mas sim de “gastos inteligentes”. Isto é, os gastos que são importantes para o casal, como para cuidar do corpo, para estar com pessoas queridas ou para viajar devem ser priorizados para que haja motivação para todos os âmbitos de suas vidas, como no trabalho, para poupar dinheiro e para criar os filhos. “É preferível que o casal se mude de uma casa de 500.000 reais para uma de 400.000 reais e tenha verba suficiente para pagar uma viagem lua de mel que eles queiram fazer todo ano, do que viver em uma casa grande sem felicidade e motivação”, explica.
Outro conceito que o autor desconstroi é a ideia deque o casal deve poupar uma alta parcela do orçamento para a aposentadoria, como 10% da receita. Ele defende que o casal deve antes ter dinheiro suficiente no presente para financiar uma mudança de carreira, por exemplo, do que uma poupança para garantir os planos de longo prazo. “Quando o casal tem liberdade financeira, ele cria condição de dizer sim ao que é satisfatório para eles. Se eles não estão satisfeitos com sua carreira, é mellhor que eles poupem dinheiro para fazer uma nova faculdade, para ter uma reserva enquanto buscam outros empregos e se aposentarem mais tarde, com 75 anos, do que viver fazendo algo que eles não gostem, apenas para guardar dinheiro suficiente para se aposentar aos 65 anos”.
O livro ainda dá dicas aos casais sobre a melhor forma de fazer a declaração de Imposto de Renda; se é preciso unir as contas bancárias; qual é o melhor regime de comunhão de bens; o que fazer se a diferença de renda for grande, qual é o momento certo de comprar um imóvel no início do casamento ou como conversar sobre dinheiro sem começar uma briga. Leia mais detalhes sobre estes e outros tópicos do livro.
Serviço
Os segredos dos casais inteligentes – Como construir riqueza a dois e garantir um futuro próspero sem abrir mão do bem-estar no presente
Autor: Gustavo Cerbasi
Páginas: 160
Editora: Sextante