Minhas Finanças

Greenspan diz que só há uma ou duas crises como a atual por século

Ex-presidente do Fed também acredita que mais bancos americanos precisarão ser socorridos pelo governo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Mais bancos e instituições financeiras vão precisar ser socorridos pelo governo americano antes que a crise no mercado de crédito chegue ao fim. A opinião é do ex-presidente do Federal Reserve (o banco central dos EUA) Alan Greenspan e foi publicada no site do jornal britânico Financial Times.

Muitas vezes criticado por não ter impedido o forte crescimento dos empréstimos para a compra de imóveis nos EUA, o que teria gerado a bolha que explodiu no ano passado, Greenspan afirma que uma maior regulação do estado no sistema financeiro poderia fazer um estrago ainda maior neste momento porque reduziria o preço das ações em todo o mundo.

Ele considera que a crise atual é do tipo que aparece "uma ou duas vezes por século" porque coloca em risco a solvência das maiores instituições financeiras. O ex-presidente do Fed lembrou os exemplos do americano Bear Stearns - comprado pelo JP Morgan - e do britânico Northern Rock - assumido pelo governo do Reino Unido - e fez um alerta: "outros bancos e instituições financeiras podem ser socorridos pelo governo se estiverem prestes a ficar sem liquidez."

Ele acredita que a crise no setor financeiro só será superada quando o preço dos imóveis nos Estados Unidos parar de cair. Com a queda na construção de novos imóveis e mantidos os níveis atuais de demanda dos americanos, Greenspan diz que o estoque imobiliário em excesso poderia ser liquidado "no final deste ano".

Enquanto os preços não se estabilizam, a boa performance dos mercados acionários será crucial para a saúde do sistema financeiro, afirmou ele.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Posso devolver o produto que comprei na Black Friday com desconto? Entenda

Pagamento do 13º salário será na sexta-feira; veja como calcular o valor

6 direitos que você tem ao comprar produtos durante a Black Friday

Quais sites evitar na Black Friday 2024? Veja lista