Invest

Fundos imobiliários têm período de carência?

O professor Arthur Vieira de Moraes, da EXAME Research, responde dúvidas dos leitores sobre fundos imobiliários

Pergunta foi enviada para o programa FIIs em EXAME (Delfim Martins/Divulgação)

Pergunta foi enviada para o programa FIIs em EXAME (Delfim Martins/Divulgação)

BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 29 de novembro de 2020 às 07h00.

O professor Arthur Vieira de Moraes, especialista em fundos imobiliários (FIIs) da EXAME Research (a divisão de análise de investimentos da EXAME), responde a perguntas de investidores em seu programa semanal. O FIIs em EXAME vai ao ar toda sexta-feira às 15h no canal da casa de análises no YouTubeVeja abaixo uma das perguntas respondidas no último programa, que foi ao ar nesta sexta-feira, 27 de novembro:

Como aproveitar a retomada para ganhar com fundos imobiliários? A EXAME Academy fará de você um especialista no setor. Assine

Dúvida do leitor: Fundos imobiliários têm período de carência? E taxa de administração?

Resposta do professor Arthur Vieira de Moraes:  

Caro leitor, vamos por partes. Primeiro, os fundos imobiliários não têm um período de carência, isto é, o cotista não precisa esperar um prazo determinado para sair do investimento. E isso acontece por um motivo muito simples: as cotas dos FIIs são negociadas diretamente na bolsa.

Este é um produto diferente de outros fundos de investimento – como os fundos DI, ou de ações – em que o investidor aplica no produto e precisa resgatar essa aplicação. No FII não tem resgate. O interessado compra as cotas do fundo na bolsa e, quando quiser sair do investimento, é só vender as cotas na bolsa. 

Passando para a segunda parte da pergunta, os FIIs têm sim taxa de administração. Os fundos são geridos por profissionais qualificados e a remuneração deles vêm justamente dessa taxa. Alguns produtos também têm taxa de gestão e performance, mas essas são opcionais.

Envie também sua dúvida para o professor. O endereço para envio está aqui.

No curso “Patrimônio e renda com fundos imobiliários“, Arthur Vieira de Moraes ensina a investir em imóveis através de fundos imobiliários. O professor ajuda os alunos a entenderem como funcionam e porque é vantajoso investir em FIIs. O conteúdo mostra como é possível diversificar a carteira, aumentar o patrimônio e renda de forma tão ou mais segura quanto um dos investimentos mais tradicionais do país. Ao final do curso, o aluno é capaz de investir em fundos imobiliários e tem o conhecimento necessário sobre os mecanismos de proteção ao investimento. Inscreva-se já.

 

Acompanhe tudo sobre:Fundos de investimentoFundos-imobiliariosExame Research

Mais de Invest

Procon-SP pede informações sobre as novas tarifas 'básicas' das companhias aéreas

Dólar fecha em queda com expectativa de queda de juros nos EUA

Com compra da Tupi Mob, WEG avança no bilionário negócio de recarga de carros elétricos

Ibovespa fecha em queda, alinhado com exterior, mas mantém os 142 mil pontos