Invest

Fundos imobiliários têm período de carência?

O professor Arthur Vieira de Moraes, da EXAME Research, responde dúvidas dos leitores sobre fundos imobiliários

Pergunta foi enviada para o programa FIIs em EXAME (Delfim Martins/Divulgação)

Pergunta foi enviada para o programa FIIs em EXAME (Delfim Martins/Divulgação)

BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 29 de novembro de 2020 às 07h00.

O professor Arthur Vieira de Moraes, especialista em fundos imobiliários (FIIs) da EXAME Research (a divisão de análise de investimentos da EXAME), responde a perguntas de investidores em seu programa semanal. O FIIs em EXAME vai ao ar toda sexta-feira às 15h no canal da casa de análises no YouTubeVeja abaixo uma das perguntas respondidas no último programa, que foi ao ar nesta sexta-feira, 27 de novembro:

Como aproveitar a retomada para ganhar com fundos imobiliários? A EXAME Academy fará de você um especialista no setor. Assine

Dúvida do leitor: Fundos imobiliários têm período de carência? E taxa de administração?

Resposta do professor Arthur Vieira de Moraes:  

Caro leitor, vamos por partes. Primeiro, os fundos imobiliários não têm um período de carência, isto é, o cotista não precisa esperar um prazo determinado para sair do investimento. E isso acontece por um motivo muito simples: as cotas dos FIIs são negociadas diretamente na bolsa.

Este é um produto diferente de outros fundos de investimento – como os fundos DI, ou de ações – em que o investidor aplica no produto e precisa resgatar essa aplicação. No FII não tem resgate. O interessado compra as cotas do fundo na bolsa e, quando quiser sair do investimento, é só vender as cotas na bolsa. 

Passando para a segunda parte da pergunta, os FIIs têm sim taxa de administração. Os fundos são geridos por profissionais qualificados e a remuneração deles vêm justamente dessa taxa. Alguns produtos também têm taxa de gestão e performance, mas essas são opcionais.

Envie também sua dúvida para o professor. O endereço para envio está aqui.

No curso “Patrimônio e renda com fundos imobiliários“, Arthur Vieira de Moraes ensina a investir em imóveis através de fundos imobiliários. O professor ajuda os alunos a entenderem como funcionam e porque é vantajoso investir em FIIs. O conteúdo mostra como é possível diversificar a carteira, aumentar o patrimônio e renda de forma tão ou mais segura quanto um dos investimentos mais tradicionais do país. Ao final do curso, o aluno é capaz de investir em fundos imobiliários e tem o conhecimento necessário sobre os mecanismos de proteção ao investimento. Inscreva-se já.

 

Acompanhe tudo sobre:Exame ResearchFundos de investimentoFundos-imobiliarios

Mais de Invest

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Poupança x Tesouro Selic: qual rende mais com R$ 1.000 em 1 mês?

O que é uma operação de investimento intraday?