Minhas Finanças

Fundo híbrido e contrato atípico: conheça a estratégia do “Alzirão”

Fundo imobiliário geriado pela Alianza tem três anos de listagem e cerca de 70 mil cotistas; veja a estratégia do gestor

FIIs em EXAME: toda sexta-feira o professor Arthur Vieira de Moraes recebe especialistas para conversar sobre os fundos imobiliários (Germano Lüders/Exame)

FIIs em EXAME: toda sexta-feira o professor Arthur Vieira de Moraes recebe especialistas para conversar sobre os fundos imobiliários (Germano Lüders/Exame)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 6 de novembro de 2020 às 17h52.

Última atualização em 9 de novembro de 2020 às 10h35.

O fundo imobiliário Alianza Trust Renda Imobiliária (ALZR11), conhecido como “Alzirão” no mercado, completará três anos de listagem no final de 2020 e tem cerca de 70.000 cotistas. Trata-se de um fundo híbrido, ou seja, com imóveis de diferentes segmentos, como galpões, escritórios, universidade. Em setembro deste ano, o fundo anunciou a compra de dois novos ativos. 

1 milhão de pessoas investem em fundos imobiliários. Ainda vale a pena entrar nesse mercado? Descubra com a EXAME Academy

A primeira foi a aquisição do principal imóvel comercial da rede varejista Decathlon, situado no Morumbi, em São Paulo. A transação estimada do negócio foi de 71,1 milhões de reais com a vinculação à formalização de um contrato Sale e LeaseBack com a vendedora pelo período mínimo de dez anos. Neste tipo de contrato, o vendedor negocia a propriedade e, na mesma transação, aluga do comprador. Ou seja, o antigo dono já não tem a posse do terreno ou imóvel, mas mantém residência e/ou uso durante o período de vigência do contrato de locação.

A segunda aquisição foi realizada no dia 30 de setembro, com dois imóveis nas regiões do Ibirapuera e de Perdizes, na capital paulista, onde funcionam unidades de atendimento a clientes da Dasa, empresa de medicina diagnóstica. O negócio foi fechado por 88,9 milhões de reais e a transação também foi vinculada à celebração de operações de Sale e LeaseBack, com a vendedora, pelo período mínimo de 15 anos. Estes contratos longos, chamados também de contratos atípicos de locação, fazem parte da estratégia do fundo. 

Como aproveitar a retomada para ganhar com imóveis? A EXAME Academy fará de você um especialista no setor. Assine 

Sobre este assunto e para entender os próximos passos do fundo, o professor Arthur Vieira de Moraes, da EXAME Research (a divisão de análise de investimentos da EXAME), recebeu no programa FIIs em EXAME, Fabio Carvalho, gestor e sócio da Alianza. O programa vai ao ar toda sexta-feira às 15 horas, no canal do YouTube da EXAME Research. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

yt thumbnail

No curso “Patrimônio e renda com fundos imobiliários“, Arthur Vieira de Moraes ensina a investir em imóveis através de fundos imobiliários. O professor ajuda os alunos a entenderem como funcionam e porque é vantajoso investir em FIIs. O conteúdo mostra como é possível diversificar a carteira, aumentar o patrimônio e renda de forma tão ou mais segura quanto um dos investimentos mais tradicionais do país. Ao final do curso, o aluno é capaz de investir em fundos imobiliários e tem o conhecimento necessário sobre os mecanismos de proteção ao investimento. Inscreva-se já.

Acompanhe tudo sobre:Exame ResearchFundos-imobiliariosImóveisMercado financeiro

Mais de Minhas Finanças

Pix terá limite de R$ 1 mil por dia a partir de sexta; veja novas regras

Juros do cartão de crédito rotativo sobem para 438,4% ao ano

Greve na Argentina cancela quase 300 voos e rota com o Brasil é atingida

Mega-sena 2.791: ninguém acerta resultado e prêmio vai para R$ 105 milhões