EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A JBS, companhia que controla a Friboi, confirmou que pode contar com novos sócios em seu capital. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta segunda-feira (25/6), a companhia afirmou que a J&F Participações, holding que representa os interesses dos fundadores da Friboi, está negociando com vários investidores uma emissão privada de ações da JBS. Entre eles, o BNDESPar, braço de participações do BNDES. De acordo com o documento, os investidores poderiam adquirir os papéis da JBS, caso a J&F opte por não exercer seu direito de preferência.
A operação seria um modo de injetar capital na JBS, para que a empresa financie a compra da americana Swift, anunciada no final de maio. A compra, fechada por 1,4 bilhão de dólares, transformou a JBS na maior companhia de processamento de carne do mundo.
No início de junho, o conselho de administração da JBS aprovou a emissão de até 200 milhões de ações para financiar a compra da Swift. Entre os termos da operação, foi informado que a J&F, que controla 77% da JBS, poderá abrir mão do direito de preferência de compra das ações. Se isto ocorrer, os demais investidores interessados, como o BNDESPar, estarão livres para adquirir os papéis e injetar dinheiro novo na companhia.