Invest

Fora do ar? Pix apresenta instabilidade

Problema acontece em apps do Nubank. No Itaú, transferências ocorrem normalmente

App do Nubank aponta que transações via Pix estão fora do ar (Arquivo pessoal/Reprodução)

App do Nubank aponta que transações via Pix estão fora do ar (Arquivo pessoal/Reprodução)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 15h38.

Última atualização em 11 de fevereiro de 2021 às 16h14.

O PIX está com instabilidade nesta quinta-feira, 11. O app do Nubank aponta que o sistema de pagamentos instantâneos está fora do ar e recomenda, como alternativa, que o cliente realize uma transferência via TED. Das 6h30 às 17h, a transferência via TED cai no mesmo dia na conta do destinatário.

Quer deixar de ser funcionário e começar a empreender? Encurte caminhos com o curso Inovação na Prática

Há também reclamações sobre o sistema em outras instituições financeiras. Contudo, às 15h30 algumas transferências funcionavam normalmente no Itaú e no Bradesco.

Em posicionamento, o Nubank aponta que por volta das 11h50 detectou uma queda geral na rede de telecomunicações para o mercado financeiro (RTM), provedor de conexão com o Banco Central.

A queda afetou não apenas o Nubank, mas todas as instituições financeiras, e suspendeu o acesso a pagamento por boletos e realização de transferências via PIX e também TEDs.

A normalização está acontecendo de forma gradual, o que explica por que o sistema retornou a alguns bancos e ao banco digital ainda não. Mas a estimativa é que seja resolvido em alguns minutos, aponta o Nubank. O banco ressalta que está em contato constante com o provedor de conexão com o BC e acionou outros provedores para mitigar o impacto.

Alguns clientes que chegaram a fazer transferências quando o sistema saiu do ar relatam que o saldo não foi atualizado. Mas o Nubank aponta que o valor será corrigido quando o sistema for normalizado.

O Bradesco também respondeu a um cliente, via Twitter, que houve uma instabilidade momentânea no sistema, mas já foi solucionada.

Há relatos também de clientes do Itaú com problemas. Nesse caso, o banco está solicitando alguns dados.

Procurado, o Banco Central apontou que o Pix está funcionando normalmente, mas que instituições financeiras podem pontualmente passar por intercorrências na operação, como acontece com outros sistemas e meios de pagamento.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosmeios-de-pagamentoNubankPIX

Mais de Invest

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

3 razões para acreditar na ‘mãe de todos os ralis’ para a bolsa brasileira

Quanto rende R$ 18 milhões da Mega-Sena por dia na poupança?