São Paulo – A fila de espera para receber o cartão Nubank Mastercard Platinum, da administradora de cartões Nubank, está cada vez mais longa e já ultrapassa a marca de 100 mil pessoas. Em maio, eram 70 mil, de acordo com Cristina Junqueira, diretora e cofundadora da startup lançada no mercado em setembro do ano passado.
Sem revelar o número de usuários atuais do cartão, Cristina diz que cerca de 500 mil pessoas já pediram o plástico. “Continuamos dobrando a base de clientes a cada três meses. Como a maior parte dos usuários são indicados por clientes, conforme aumentamos a nossa base de clientes essas indicações se multiplicam”, diz a executiva.
O consumidor precisa ser aprovado em uma análise de crédito para conseguir utilizar o cartão. Segundo Cristina, a fila de espera cresce por conta dessa avaliação, que pode durar meses em alguns casos.
Além do histórico de crédito do consumidor, a administradora de cartões analisa critérios adicionais, como ser indicado por um cliente que tem um bom histórico de crédito. A startup diz que não exige renda mínima para que os clientes obtenham o cartão.
Diferenciais
Entre os diferenciais do cartão Nubank estão: a ausência de taxa de anuidade e outras tarifas; a cobrança de juros mais baixos do que a média do mercado; a transparência nas informações sobre gastos realizados pelo usuário; e a solução de eventuais problemas pela internet, evitando que o cliente tenha que encarar procedimentos burocráticos.
O plástico é gerenciado por um aplicativo, que atualmente está disponível para smartphones com sistema iOS e Android e, até o final do ano, também poderá ser baixado em aparelhos com sistema Windows Phone. A possibilidade de reduzir ou aumentar o limite de crédito disponível, bloquear e desbloquear o cartão ou antecipar o pagamento da fatura a qualquer momento são algumas das funcionalidades do app.
O Nubank cobra juros de 7,75% ao mês em caso de atraso no pagamento da fatura, quando o cliente entra no crédito rotativo do cartão. A título de comparação, no mercado brasileiro, a taxa de juros média do cartão de crédito rotativo é de 14,26% ao mês (dados da pesquisa mensal de juros do Banco Central referente a julho).
No entanto, Cristina afirma que a startup já realiza testes para oferecer uma taxa de 2,75% ao mês no rotativo para um seleto grupo de clientes, considerados bons pagadores. A taxa é menor do que a cobrada no crédito consignado (no qual as parcelas da dívida são descontadas da folha de pagamento do devedor), de 2,84% ao mês, que é uma das menores taxas do mercado hoje, segundo dados do BC (veja como uma dívida evolui em 5 tipos de empréstimos).
A oferta de taxas de juros mais baixas é possibilitada por uma parceria com dois bancos de pequeno porte - cujos nomes a empresa não revela - e por conta da estrutura digital da empresa, que dispensa a necessidade de atendimento presencial e reduz a quantidade de atendimentos telefônicos.
Uma desvantagem é que o Nubank ainda não tem um programa de fidelidade. Apesar da criação de um programa de pontos estar nos planos da startup, ainda não há previsão para lançamento.
Hoje o Nubank tem apenas uma parceria com o programa Surpreenda, da MasterCard. Apesar de oferecer benefícios ligados a viagens, o programa não permite que a pontuação obtida em compras possa ser convertida em milhas.
-
1. O que está entre você e sua chance de enriquecer
zoom_out_map
1/15 (Rasica/Thinkstock)
São Paulo - Conseguir o status de milionário não é nada fácil. Quem chegou lá pelo próprio esforço diria que uma das chaves para o
sucesso seria trabalhar muito com algo que lhe dê prazer. Mas, o que muitos não falam é o perigo do medo. Ele está lá, e quando menos percebemos, ele arranca as nossas oportunidades de fazer mais
dinheiro. Em um artigo publicado no Business Insider, estes são os principais medos que afastam as pessoas de enriquecerem. Será que você está minando suas chances de sair da pindaíba? Veja:
-
2. 1. Você não quer desistir de coisas supérfluas
zoom_out_map
2/15 (Getty Images)
O que é necessidade? Isso soa como uma pergunta fácil de responder, mas muitas pessoas não querem deixar de ter pequenos "luxos" do dia a dia. "É incrível como eu vejo pessoas que pensam que manicures, paisagistas e empregados domésticos são uma necessidade", disse o consultor financeiro Michael Chadwick.
-
3. 2. Seu pensamento é negativo
zoom_out_map
3/15 (Stock.xchng)
Ao longo da vida, as pessoas guardam frustrações, medos e derrotas. E isso as impedem de ir além, de arriscar mais vezes -- seja em investimentos ou em novas oportunidades na carreira. "É preciso compreender sua mente como um jardim: arrancar sementes do medo, da frustração e das derrotas. Assim você poderá plantar e colher bons frutos."
-
4. 3. Você aposta em jogos de azar
zoom_out_map
4/15 (Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)
As probabilidades de ganhar na Mega-Sena são mínimas. Você se espantaria se somasse tudo o que já gastou nestes jogos durante os anos. Será mesmo que esta é a melhor alternativa para enriquecer? O medo de investir em algo que exija mais conhecimento, mais estudo e tempo está tirando as reais chances de ter uma boa renda. Mesmo que você ganhasse em um destes jogos de azar, um estudo dos Estados Unidos mostra que 70% dos ganhadores de loterias acabam quebrando alguns anos depois. Isso porque eles não têm a base de uma vida financeira saudável: a educação financeira.
-
5. 4. Você reluta para encontrar um sócio para lançar sua ideia
zoom_out_map
5/15 (plustwentyseven/Thinkstock)
Você tem medo de achar um sócio ruim, que não te ajude ou que te dê dor de cabeça. Segundo o artigo do Business Insider, se você tem medo de construir uma equipe, precisa considerar esta ideia. Bill Gates, da Microsoft, precisou de Paul Allen. Steve Jobs, da Apple, precisou de Steve Wozniak. Larry Page e Sergey Brin lançaram o Google juntos. Ninguém pode negar que estas empresas vão muito bem.
-
6. 5. Você tem medo de falhar
zoom_out_map
6/15 (Thinkstock/chochowy)
Todos têm medo de errar, mas entender o motivo deste medo é primordial. Para a terapeuta Cherilynn M. Veland, só é possível vencer o medo quando encará-lo de frente, em vez de carregá-lo inconscientemente. Só quando saber o que te faz ter medo, você saberá como enfrentá-lo.
-
7. 6. Você prefere não chamar atenção
zoom_out_map
7/15 (Wikimedia Commons)
É claro que o dinheiro pode inspirar inveja ou ciúmes dos concorrentes, colegas de trabalho e até de amigos e parentes. Mas se arriscar faz parte. "Como diria o provérbio: 'Quem não arrisca, não petisca'", disse Dave Yeske, diretor de uma gestora nos EUA.
-
8. 7. Você está se auto-sabotando
zoom_out_map
8/15 (Thinkstock)
É difícil acreditar que as pessoas se auto-sabotam, mas para Veland, isso é bem normal para quem está neste caminho. "Para alguns, atingir o auge do sucesso pode provocar temores do tipo: 'o que vem depois'? Se isso acontecer com você, lembre-se de ter apoio de seus amigos, da família, ou mesmo de um terapeuta ou de profissionais que te ajudem a dividir o trabalho."
-
9. 8. Você morre de medo da rejeição
zoom_out_map
9/15 (Wavebreakmedia Ltd/ Thinkstock)
"Eu conheço muitas pessoas com grandes propostas de projeto que nunca chegaram a lugar nenhum porque elas nunca foram confiantes o bastante para apenas apresentá-las", disse Yeske. Então, se você tem medo de perder tudo o que tem, repense: você provavelmente tem nada a perder.
-
10. 9. Você tem medo do novo
zoom_out_map
10/15 (Reprodução)
As oportunidades não vão simplesmente cair no seu colo. Se você não souber inovar, ir atrás de novidades, você vai ficar para trás.
-
11. 10. Você acredita cegamente nas crenças de sua família
zoom_out_map
11/15 (Thinkstock)
Enquanto alguns pais ensinam educação financeira aos seus filhos, outros acabam amarrando uma corda em torno dos seus sonhos. "As famílias passam uma infinidade de julgamentos, ideias e crenças sobre dinheiro. Certifique-se de que suas atitudes estão alinhadas com a realidade -- não em medos e traumas do passado", sugere Veland.
-
12. 11. Você não define metas para seus objetivos
zoom_out_map
12/15 (Thinkstock)
Alcançar a riqueza é um objetivo, mas você sabe o passo a passo para chegar à ela? Ou vê a "riqueza" como um desejo vago ou que um dia "poderia acontecer"? Enquanto você continuar se recusando a planejar suas finanças, a tomar um tempo para projetar seus gastos e investimentos, este sonho nunca se realizará.
-
13. 12. Você não quer parecer estúpido
zoom_out_map
13/15 (lofilolo/Thinkstock)
O medo de parecer ridículo por não entender bem os termos financeiros precisa ser exterminado. "Na realidade, você pode entender sobre mercado financeiro e investimentos -- você só precisa encontrar alguém que fale sua língua. Leia livros sobre investimentos que são simples e fáceis de entender", conta Veland.
-
14. 13. Você não quer perder seus seriados favoritos - todos eles
zoom_out_map
14/15 (Reprodução)
Tudo bem você ser fã de seriados. Mas passar horas e mais horas navegando na Netflix é um erro. Imagina passar anos reservando todo seu tempo livre para a diversão e não ter qualquer investimento, dinheiro na poupança ou um planejamento de carreira. Ter um tempo para se dedicar à sua vida financeira é preciso.
-
15. Agora confira como podem te "passar a perna" no trabalho
zoom_out_map
15/15 (Thinkstock)
Veja aqui as puxadas de tapete mais comuns no mundo do trabalho