Minhas Finanças

Ferramenta permite saber onde comprar dólar mais barato

Ferramenta do Banco Central ranqueia instituições que comercializam moeda estrangeira, mostrando onde o custo da operação é mais vantajoso para o viajante


	Dólares: ferramenta disponibiliza valor de compra e venda de uma série de moedas além do dólar
 (Karen Bleier/AFP)

Dólares: ferramenta disponibiliza valor de compra e venda de uma série de moedas além do dólar (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 05h00.

São Paulo – O Banco Central dispõe de uma ferramenta online para ajudar os viajantes a conseguir a melhor taxa de câmbio para comprar e vender moeda estrangeira, antes e depois de viajar.

Trata-se do Ranking do VET, disponível no site do BC, que permite ao usuário comparar e ranquear as instituições que comercializam moedas, como bancos e corretoras de câmbio independentes, segundo o Valor Efetivo Total (VET) das suas operações de câmbio.

O VET inclui não apenas o custo da moeda estrangeira em si, mas também tarifas e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Seu valor é expresso em reais, permitindo ao viajante saber quanto ele de fato gastaria para comprar a quantidade desejada de moeda estrangeira – ou quanto ele receberia ao vendê-la.

Embora haja uma taxa média de câmbio para cada moeda comercializada no Brasil, na prática cada instituição pratica os seus próprios valores. Com a ferramenta, é possível escolher aquela que pratica a taxa mais interessante para você.

Além disso, é possível comparar a compra de papel moeda com a carga de um cartão pré-pago, do tipo que é previamente carregado em moeda estrangeira para ser usado como se fosse um cartão de débito.

Em uma mesma instituição pode haver diferenças entre a taxa de câmbio e o VET dessas duas modalidades, por isso, convém pesquisar antes.

Como usar a ferramenta

Além do dólar americano, é possível pesquisar uma série de outras moedas na ferramenta do BC, como coroa norueguesa, dólar australiano, iene, euro e peso argentino, entre outras.

O usuário deve informar se quer comprar ou vender moeda; qual a moeda desejada; se quer dinheiro em espécie ou cartão pré-pago; e a quantia de moeda estrangeira que deseja adquirir ou vender.

Em seguida, a ferramenta ranqueia as instituições da mais barata para a mais cara, informando o número de operações daquele tipo realizadas no último mês fechado; o VET médio nos últimos dois meses; e o valor simulado em reais daquela operação (quanto o viajante gastaria ao comprar ou receberia ao vender), também nos últimos dois meses.

Por exemplo, ao simular uma compra de dólares americanos em espécie, a instituição mais barata tem um VET de 2,293 reais para a cotação turismo – isto é, para cada dólar comprado, é preciso pagar por volta de 2,29 reais.

Já a instituição mais cara informa um VET de nada menos que 2,465 reais, ou cerca de 2,47 reais para cada dólar. Esses dados são os mais recentes e datam de novembro deste ano, quando o dólar turismo fechou a 2,42 reais.

Veja o ranking das instituições onde é mais barato e mais caro comprar dólar, segundo a ferramenta do BC.

Acompanhe tudo sobre:viagens-pessoaisViagensCâmbioDólarMoedasEurocedulas-de-dinheiroTaxasCartões pré-pagosCasas de câmbio

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena: veja dezenas sorteadas do concurso 2.924 - prêmio é de quase R$ 18 milhões

Captação de fundos supera resgates em 2025, mas juros altos reduziram apetite do investidor

Regulamentação de ETFs ativos no Brasil deve entrar na agenda de 2026 da Anbima

Como financiar um carro? Especialista responde às dúvidas mais comuns