Minhas Finanças

Febraban estuda medidas para reduzir custo do cheque especial

Ação foi anunciada nesta terça-feira, 16, pelo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn

Cheque especial: segundo a Febraban, a intenção é divulgar as propostas de autorregulação ainda este ano (iStock/Thinkstock)

Cheque especial: segundo a Febraban, a intenção é divulgar as propostas de autorregulação ainda este ano (iStock/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de janeiro de 2018 às 08h21.

Brasília - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) confirmou a iniciativa de autorregulação do cheque especial com objetivo de redução do custo dessa linha de crédito aos clientes.

A ação foi anunciada nesta terça-feira, 16, pelo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Segundo a entidade que representa as instituições financeiras, a intenção é divulgar as propostas de autorregulação ainda este ano.

Em nota, a Federação diz que o cheque especial faz parte de um conjunto de ações estudadas pelo setor para "melhorar o ambiente de crédito no País".

"A Febraban elabora propostas para melhorar o instrumento e as anunciará, neste ano, quando forem concluídas", cita a entidade.

A nota argumenta que bancos "trabalham continuamente para garantir uma redução estrutural do spread bruto - a diferença entre as taxas cobradas nas concessões de crédito e as taxas de captação das instituições financeiras".

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosCheque especialFebrabanIlan GoldfajnJuros

Mais de Minhas Finanças

Fila do INSS sobe e chega a quase 1,8 milhão; aumento em três meses é de 33%

Mega da Virada 2024 inicia apostas com prêmio recorde de R$ 600 milhões

Influenciadoras de Wall Street: como elas estão democratizando as finanças pessoais

Banco Central amplia regras para instituições participarem do Pix