Minhas Finanças

Estratégia fiscal do Japão é incerta com novo ministro

TÓQUIO (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's disse em um relatório que a política fiscal do Japão se tornou mais incerta com a mudança no ministério das Finanças do país na semana passada.   "A porta giratória de liderança no ministério das Finanças não gera confiança de que o Japão irá compor […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

TÓQUIO (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's disse em um relatório que a política fiscal do Japão se tornou mais incerta com a mudança no ministério das Finanças do país na semana passada.

"A porta giratória de liderança no ministério das Finanças não gera confiança de que o Japão irá compor uma estratégia fiscal de confiança para reduzir déficits e estabilizar a maciça projeção da dívida no médio prazo", disse a agência de classificação de risco.

O primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama nomeou Naoto Kan para substituir Hirohisa Fujii, de 77 anos, que deixou o cargo de ministro das Finanças por motivos de saúde. Analistas veem Kan um pouco menos agressivo em termos de política monetária que Fujii.

A Moody's disse que o governo de Hatoyama, no poder há pouco menos de quatro meses, pode optar por um pacote de estímulo em meio à falta de velocidade de crescimento sustentável antes das eleições parlamentares na metade do ano.

"Ler a estratégia fiscal do governo Hatoyama se tornou mais difícil", disse Tom Byrne, vice-presidente sênior e autoridade de crédito local da Moody's, em relatório.

A Moody's disse que as perspectivas para a sua avaliação de Aa2 do Japão depende de se o governo consegue atingir um crescimento econômico mais forte e voltar a reduzir o déficit gradualmente e conter a dívida no médio prazo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões