EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
A volatilidade dos mercados, que marcou a segunda metade do mês de maio, fez disparar a saída de recursos estrangeiros na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Nas duas primeiras semanas do mês, o saldo estava negativo em 50 milhões de reais. Bastaram alguns dias de nervosismo para que as saída de capital superasse a entrada em 1,5 bilhão de reais no acumulado do mês.
Com o aumento expressivo das compras e vendas de ações, a participação dos estrangeiros bateu recorde em maio, representando 40,66% do volume financeiro total, ante 35,5% em abril. No mês de maio, o Ibovespa - índice calculado a partir das principais ações - desvalorizou-se em 9,5%.
Apesar da recente turbulência, a participação dos estrangeiros na Bovespa ainda está positiva em 1,7 bilhão no ano - reflexo de meses consecutivos de valorização das ações e de estréias de novas empresas na bolsa.
Segundo o diretor-executivo da Corretora Santander Banespa, João Carlos Pimenta, ainda há certa volatilidade, mas não com o mesmo nervosismo de maio. "Acredito que a bolsa já esteja se normalizando", diz Pimenta.