Minhas Finanças

Tenho um carro financiado. Sou obrigado a declarar o IR?

Internauta pergunta se deve informar a dívida à Receita Federal, ainda que não tenha registrado rendimentos suficientes para declarar o Imposto de Renda.


	Homem em um carro: Ter um financiamento não é uma condição que, por si só, obriga o contribuinte a entregar a declaração
 (-101PHOTO-/Thinkstock)

Homem em um carro: Ter um financiamento não é uma condição que, por si só, obriga o contribuinte a entregar a declaração (-101PHOTO-/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2015 às 07h36.

Dúvida do internauta: Meus rendimentos tributáveis não ultrapassaram o valor de 26.816,55 reais em 2014, e, portanto, não me obrigam a declarar o Imposto de Renda. No entanto, comecei a financiar um carro que custa 20 mil reais em setembro do ano passado e eu pago parcelas mensais de 500 reais. Sou obrigado a declarar o Imposto de Renda por causa desse financiamento?

Resposta de Rodrigo Paixão*

A princípio, você não está obrigado a apresentar a declaração de Imposto de Renda (IR) pelo simples fato de ter um financiamento.

Contudo, ainda que não seja obrigado a reportar a dívida à Receita Federal, você pode apresentar a declaração de forma facultativa.

Note que, além de ter registrado rendimentos tributáveis acima de 26.816,55 reais no ano passado, outras situações podem obrigá-lo a declarar o imposto.

Você é obrigado a enviar a declaração do IR, por exemplo, se recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte (como doações) superiores a 40 mil reais no ano passado, ou tinha, no dia 31 de dezembro de 2014, bens que, juntos, somavam mais de 300 mil reais.

Veja a matéria completa sobre quais são as obrigatoriedades para declarar o Imposto de Renda

*Rodrigo Paixão é sócio na Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.

Envie outras perguntas sobre Imposto de Renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.As perguntas selecionadas serão respondidas.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasAutoindústriaCarrosDicas de Imposto de Rendafinanciamentos-pessoaisImposto de Renda 2020ImpostosLeãorenda-pessoalVeículos

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro