App do Mercado Pago já permite compra com QR Code (Mercado Pago/Divulgação)
Marília Almeida
Publicado em 16 de setembro de 2020 às 05h00.
Última atualização em 16 de setembro de 2020 às 11h23.
Pagamento com QR Code e transferências rápidas, simplificadas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana. Muitas soluções semelhantes às que serão proporcionadas a partir de novembro pelo novo meio de pagamento brasileiro, o PIX, já estão disponíveis a clientes de bancos e fintechs no país.
Há quem tenha passado a oferecer as soluções recentemente, como o BTG+, que lançou a transferência 24x7 instantânea entre contas do banco, e o Bradesco, que lançou sua carteira digital com pagamento via código QR, a Bitz, nesta semana. Além dos dois bancos, o app Guiabolso, que desde o final de agosto disponibiliza transferências 24x7 que podem ser feitas em segundos dentro do app para alguns bancos. Desde junho, a Stone também oferece o código QR em suas maquininhas.
Já outras fintechs oferecem soluções similares às do pagamento instantâneo há anos. É o caso do Nubank, C6, Pic Pay Mercado Pago..
No PIX, as transferências entre pessoas físicas não terão custo. A plataforma pode incluir pagamentos de qualquer tipo e valor. São transferências entre pessoas físicas e empresas; além de pagamentos de bens em serviços em estabelecimentos comerciais e no comércio eletrônico.
Para concluir a operação, que podem ser iniciadas pelo celular, basta clicar na chave que já está armazenada no celular. O pagador que tiver registrado o telefone ou o e-mail de quem recebe o valor poderá fazer a transação sem perguntar o dado. A transação também pode ser feita por meio do link enviado por quem recebe os valores ou ler o QR Code de quem recebe o dinheiro.
Atualmente, quando o cliente lê um código QR ou de outro banco ou fintech precisa usar a conta daquela empresa para concluir a transação. Com o PIX, as pessoas poderão ler o QR e pagar com a conta de outras instituições financeiras, e vice-versa. Ou seja, o PIX seria uma evolução do pagamento por código QR.
Veja abaixo o que bancos e fintechs já oferecem de forma semelhante ao PIX:
O banco já oferece transferências 24x7 entre contas do BTG, sem custos. As transferências entre contas também são simplificadas - através da lista de contatos. Basta só ter o número de celular de outro cliente BTG. Não precisa colocar número de conta nem CPF.
A carteira digital do banco, a Bitz, permite aos clientes usar para fazer pagamentos de contas diretamente do celular e pagamentos via QR Code em estabelecimentos que têm maquininha Cielo.
Outras funcionalidades são: transferência de valores entre contas Bitz, TEDs gratuitas, recarga de celular. A carteira digital permite ao cliente gerar um cartão de débito virtual para ser utilizado em sites de e-commerce e aplicativos onde a bandeira Elo é aceita.
O QR Code já está implementado nas maquininhas da adquirente desde junho para recebimento de pagamentos de compras pagos com o auxílio emergencial do governo em meio a pandemia.
A nova funcionalidade do app permite transferências entre pessoas físicas de bancos diferentes de maneira instantânea (o dinheiro cai em poucos minutos), gratuita e 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para transferir dinheiro para qualquer pessoa, mesmo que ela não seja usuária do serviço, basta que o usuário use suas atuais contas bancárias pelo app.
O usuário não precisa transferir dinheiro para uma conta digital no aplicativo. O que o Guiabolso faz é juntar várias contas em um só lugar e permitir a transferência rápida do dinheiro pelo app. Por enquanto, as transferências ocorrem de maneira instantânea e 24x7 para Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander e Stone.
O banco oferece, desde a sua criação, o Kicks, um serviço de transferência de dinheiro por TED via SMS. Para o cliente que vai transferir dinheiro, basta ter o número do celular do beneficiário.
Para isso o cliente precisa abrir o app do C6, clica em “Transferir por telefone (via Kick)” e digita o número de celular da pessoa para quem deseja enviar a quantia. O beneficiário recebe a notificação do Kick via SMS ou WhatsApp e resgata seu dinheiro em qualquer banco depois de digitar seus dados.
O Mercado Pago usa o código QR para pagamento em compras físicas e online. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem realizar a cobrança pelo código, que é prática, sem contato e o dinheiro cai na mesma hora na conta do vendedor.
O Nubank oferece há alguns anos transferências ilimitadas e gratuitas para qualquer banco. Outro ponto que se assemelha ao PIX é que todas as transferências entre clientes podem ser feitas utilizando somente o CPF, sem precisar de todos os dados da conta.
O banco também integra sua conta digital com a lista de contatos do telefone. Os clientes que têm a função ativada podem tornar a transferência entre contas mais rápida. Todos os contatos que também possuem a conta e integrarem a lista de contatos aparecerão no aplicativo.
Recentemente o banco digital anunciou que as transferências pelo PIX serão gratuitas para empreendedores.
O Pic Pay oferece, desde a sua criação, em 2012, o pagamento instantâneo e o QR Code como forma de pagamento dentro do app.
Com a conta pagamento do banco, a iti, é possível realizar pagamentos de forma instantânea, 24h por dia, sete dias por semana, para qualquer pessoa ou estabelecimento sem nenhum custo. Lojistas, autônomos e empreendedores recebem suas vendas na mesma hora.
Os pagamentos podem ser feitos pelo próprio celular, por QR Codes impressos em pontos de venda ou via maquininhas habilitadas, que poderão gerar o código em suas telas.
Além disso, usuários podem transferir dinheiro entre si de forma simples e rápida por meio de QR Code ou agenda de contatos do celular, usando o saldo no aplicativo ou qualquer cartão de crédito.