EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Os californianos Mario Cisneros e Michael Voight abriram uma ação de classe contra 14 ferramentas de busca e portais, sob a acusação de que estes endereços fazem propaganda online de sites de aposta e jogos de azar - que são proibidos naquele estado.
O processo de 62 páginas diz que os portais e ferramentas de busca ignoram a legislação da Califórnia e outras leis dos Estados Unidos ao promover "ativamente e com conhecimento" os sites ilegais de aposta e facilitar o acesso, via internet, a estes endereços. Mais: diz que as empresas são pagas tanto para produzir a publicidade quanto para oferecer os links proibidos.
As acusadas de tais práticas são: Google, Yahoo!, Overture, Ask Jeeves, Looksmart, Altavista, Terra Lycos, Jupitermedia, CNET Networks, Findwhat.com, Kanoodle.com, Business.com, Sex.com e Does 1-100. Para Cisneros e Voight, todas elas possuem, mas aparentemente não usam, sistemas de rastreamento capazes de bloquear a publicidade ilegal nos locais onde os sites de aposta são proibidos.
Além de um mandado que proíba os acusados de manterem publicidade e links para os sites de aposta, a ação de classe exige uma reparação através da devolução de todo o dinheiro arrecadado com a divulgação destes endereços na web. A íntegra da ação, em inglês, está no endereço www.techfirm.com/yahoocomplaint.pdf.