Eletropaulo: ações caíram por redução de tarifas e dúvidas acerca de distribuição de dividendos. (Germano Lüders/EXAME)
Da Redação
Publicado em 9 de julho de 2012 às 15h05.
Dúvida do internauta: Tenho 300.000 reais e estou em dúvida sobre o que fazer. Seria interessante investir em ações de empresas que pagam dividendos, como a Eletropaulo? O rendimento anual desse tipo de investimento superaria o CDB e a poupança em um ano?
Resposta de Fabiano Pessanha*:
Um investidor, ao se deparar com uma decisão financeira de onde alocar seus investimentos deve parar e se fazer o seguinte questionamento: para que estou guardando meu dinheiro? A resposta para esta pergunta irá nortear todo o seu planejamento financeiro, determinando a diferença entre o seu sucesso ou o seu fracasso.
Usando como premissa um investidor que tenha objetivos de curto e longo prazo, sem nenhuma necessidade financeira imediata, é possível sugerir algumas alternativas de investimento.
Para seus investimentos de curto prazo, que precisam de liquidez com baixo risco em detrimento de grandes rendimentos, podemos sugerir os Fundos de Renda Fixa Credito Privado e ou referenciado DI, com baixas taxas de administração (nunca superiores a 1%), que alcancem patamares iguais ou superiores ao CDI.
Outra boa alternativa são os investimentos atrelados ao mercado imobiliário, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e os Fundos Imobiliários. Estes produtos permitem investir no setor sem a necessidade de comprar efetivamente um imóvel.
Já para seus investimentos de longo prazo, uma boa sugestão é alocar em fundos de ações classificados como dividendos, com yields superiores a 6% ao ano. Esses fundos, por ter entre seus ativos diversas concessionarias de energia elétrica, possuem baixa correlação com o Ibovespa, sendo excelentes ações mesmo em cenários de forte oscilação no mercado acionário.
A Eletropaulo é uma dessas empresas. Porém , após o órgão regulador do setor elétrico reduzir a tarifa da companhia para um percentual além do esperado, o mercado penalizou bastante o valor de suas ações, carecendo de um estudo mais aprofundado da empresa.
Identifique primeiro qual é seu objetivo financeiro antes de realizar seu investimento. Procure também o aconselhamento de um consultor financeiro especializado para auxiliá-lo em sua tomada de decisão. Você assim estará a meio caminho de ser um investidor bem sucedido!
*Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).
Dúvidas, críticas ou observações sobre esta resposta? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre opções de investimento para seudinheiro_exame@abril.com.br.