EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
Quem aplica em ações agora tem chance de fazer uma boa ação -- sem deixar de ganhar dinheiro. O banco Real ABN Amro lançou um fundo de investimento em ações que tem, em sua carteira, apenas papéis de empresas socialmente responsáveis. O investimento inicial é de 100 reais. A taxa de administração é de 3% ao ano. Acima de 100 mil reais, ela cai para 1%. O ABN Amro Ethical Fund não aplica, por princípio, em empresas dos setores de armamentos, fumo, energia nuclear e jogos. É o primeiro fundo de investimento brasileiro com essas características. Nos Estados Unidos, 13% da indústria de fundos é constituída por investimentos desse tipo.
O conselho consultivo do Ethical Fund tem membros do Instituto Ethos, da ONG Amigos da Terra e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com poder de veto sobre a inclusão de ações em sua carteira. Você acha que um investimento desses rende menos que um fundo de ações convencional?
Pois está enganado. O Ethical subiu 20,6% de novembro até janeiro, enquanto o índice Bovespa cresceu 18,8% no mesmo período. "É claro que ainda é um espaço curto de tempo para ações. Nosso objetivo é ganhar no longo prazo", afirma Luiz Ribeiro, responsável pela carteira do fundo.