Educação financeira: 80% dos pais conversam sobre o assunto com seus filhos (JGI/Jamie Grill/Getty Images)
Repórter de finanças
Publicado em 10 de outubro de 2023 às 10h00.
Última atualização em 11 de outubro de 2023 às 21h21.
Uma pesquisa feita pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, chamada “Finanças para os Filhos: Dinheiro é Coisa de Adulto?”, mostrou que 72% dos pais não fazem investimento, nem mesmo na poupança, para contribuir com o futuro de seus filhos.
O estudo também revelou que 61% dos pais não têm o hábito de dar mesada aos filhos. Dos 39% que fazem, 53% conseguem proporcionar uma mesada de até R$ 60. O objetivo da mesada, segundo a pesquisa, costuma ser para pagar o lanche na escola (33%) e ensinar as crianças a economizar (32%).
Entre os pais que dão mesada aos filhos, a faixa etária de crianças que predomina é entre 6 a 11 anos (54%), seguido pela faixa de 15 a 18 anos (45%). A maioria dos genitores adota a tradicional frequência mensal (62%).
Apesar dos números mostrarem que a maioria não investe e nem dá mesada, oito em cada 10 pais dizem conversar com seus filhos a respeito de educação financeira. Entre eles, 24% começam a abordar o assunto quando as crianças têm até 5 anos e 23% com os pequenos na faixa de 6 a 8 anos.
“Produtos caros ou baratos” e “O que é possível ou não comprar” são os temas que costumam dominar a conversa sobre finanças entre família.
Na outra ponta, a educação financeira para os próprios pais ainda se mostra conflituosa. Entre os genitores, a pesquisa mostrou que para os 38% que investem, 50% admitem não ter uma conta específica para a finalidade, realizando a ação dentro da sua própria conta bancária.