Jovem com cara de dúvida: Taxas altas podem corroer o rendimento (Stock.XCHNG)
Da Redação
Publicado em 28 de setembro de 2014 às 09h00.
Dúvida do internauta: Tenho 21 anos e há quase quatro anos pago um plano de previdência privada, que custou em média cerca de 120 reais por mês no período. O valor que efetivamente vai para o plano, porém, é de 100 reais, pois também pago um pecúlio (indenização em caso de morte do segurado) obrigatório, além da taxa de administração do banco.
Se considerar o valor de 100 reais, obtive um rendimento de aproximadamente 9% no período. Mas considerando o pecúlio, pelo qual não me interesso, obtive um prejuízo de cerca de 8%.
Estou pensando em resgatar o montante dessa aplicação (cerca de 4,8 mil reais), aplicar o valor em LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e parar de pagar por esse plano de previdência privada.
Gostaria de saber se essa é uma boa decisão, ou se é recomendável que eu continue com o dinheiro aplicado no plano de previdência, já que é um investimento de longo prazo.
Resposta de Fernando Meibak*
Um plano de previdência é um bom produto de longo prazo e traz muito benefícios, mas você deve avaliar se vale a pena continuar na aplicação.
O custo de administração e a taxa de carregamento são fatores importantes para se levar em conta na hora da escolha pelo produto mais adequado.
Outro aspecto que deve ser considerado ao optar por um plano é verificar se a seguradora é ligada a um grande grupo financeiro e tem solidez.
Essa taxa de pecúlio obrigatória do seu plano é muito ruim. As LCIs são um excelente produto, pois têm isenção de Imposto de Renda e valores de até 250 mil reais são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) no caso de falência da instituição financeira. Você encontrará retornos maiores em instituições menores.
Com quanta antecedência devo pensar na aposentadoria?
[videos-abril id="5e26d5298944c7da8605170319110188" showtitle="false"]
* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.
Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.