Minhas Finanças

Devo declarar financiamento de imóvel na ficha de Dívidas?

Internauta vem declarando financiamento de imóvel na ficha de Dívida de Ônus Reais, mas desconfia - acertadamente - que o procedimento está errado


	Vista Aérea de prédios no Rio de Janeiro: financiamentos que têm como garantia o próprio bem não podem ser declarados na ficha de Dívidas e Ônus
 (Creative Commons / Flickr / herval)

Vista Aérea de prédios no Rio de Janeiro: financiamentos que têm como garantia o próprio bem não podem ser declarados na ficha de Dívidas e Ônus (Creative Commons / Flickr / herval)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2014 às 15h31.

Dúvida do internauta: Creio que venho fazendo a minha declaração de imposto de renda de forma equivocada. Sempre declarei o financiamento do meu imóvel na ficha Dívidas e Ônus Reais, informando o valor apresentado pelo banco como "Saldo Devedor" e o valor referente à amortização na ficha Bens e Direitos, somando os valores amortizados ano a ano, conforme me foi orientado no passado. Isto significa que não venho declarando os valores pagos referentes a juros e seguros. Como posso corrigir esta situação e passar a declarar corretamente daqui para frente?

Resposta de especialistas do IOB Folhamatic EBS, empresa do Grupo Sage:

Os financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou sujeitos às mesmas condições - ou seja, aqueles nos quais o bem é dado como garantia do pagamento, tais como alienação fiduciária, hipoteca e penhor - não devem ser informados na ficha Dívidas e Ônus Reais.

Portanto, deixe de informar nessa ficha o saldo devedor. Continue preenchendo somente a ficha Bens e Direitos. Informe no campo "Situação em 31/12/2013", o total das prestações pagas no ano-calendário de 2013, somado ao valor pago até dezembro de 2012.

Não há necessidade de retificar a declaração de anos anteriores porque você não teve a intenção de esconder acréscimo patrimonial, apenas informou errado. Neste caso, recomendamos apenas preencher a ficha Bens e Direitos e deixar de preencher a ficha Dividas e Ônus.

Veja como declarar a compra e a posse de imóveis no IR 2014.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Vídeo: Quando vale a pena entrar num financiamento longo?

[videos-abril id="834527a4948110b6ed82f075ede02bbd" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasDicas de Imposto de Rendafinanciamento-de-imoveisguia-de-imoveisImóveisImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões