Minhas Finanças

Deputados aprovam desconto na compra de carro para bom motorista

Motorista que não tiver cometido nenhuma infração nos últimos três anos poderá ter desconto de 10% sobre o valor do IPI do veículo

Proposta prevê desconto de 10% no IPI de carros novos para quem não tiver cometido infração nos últimos três anos (Stock.xchng)

Proposta prevê desconto de 10% no IPI de carros novos para quem não tiver cometido infração nos últimos três anos (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 09h08.

Brasília  - A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 1202/11, da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que concede desconto de 10% no valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de veículos por condutores que não tenham cometido infração no trânsito nos três anos anteriores.

O relator, deputado Lázaro Botelho (PP-TO), apresentou parecer pela aprovação. Para ele, a proposta é meritória porque pode, pela via financeira, estimular o condutor a adotar atitudes mais responsáveis ao volante, contribuindo para a redução do número de desastres.

“O benefício pretendido poderá ter também um efeito didático, uma vez que, ao ver o incentivo financeiro obtido por um condutor, outros se atentarão para a possibilidade de desfrutá-lo”, afirmou.

Botelho ainda chamou atenção para o fato de que a renúncia da receita decorrente do desconto do IPI poderá ser compensada com a redução dos gastos na mobilização do aparato estatal para atender aos acidentes de trânsito.

Segundo o texto aprovado, a medida valerá para os automóveis de fabricação nacional, com motor até 2.0 e movidos a combustível de origem renovável. O projeto tem caráter conclusivo e segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCâmara dos DeputadosCarrosCarros 0KLegislaçãoPolítica no BrasilVeículos

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro