Minhas Finanças

Demanda por crédito sobe 1,2% em janeiro ante dezembro

Indicador mostra tendência de estabilidade em seu ritmo de crescimento

Crédito: financeiro apresentou aumento na demanda por crédito de 5,5% em 12 meses finalizados em janeiro (Chronis Jons/The Image Bank/Getty Images)

Crédito: financeiro apresentou aumento na demanda por crédito de 5,5% em 12 meses finalizados em janeiro (Chronis Jons/The Image Bank/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de fevereiro de 2020 às 10h47.

A procura por crédito no Brasil cresceu 1,2% em janeiro em relação a dezembro, com ajuste sazonal, conforme a Boa Vista. Sem ajuste sazonal, no entanto, caiu 2,1% na comparação com o primeiro mês de 2019.

Por segmento, o financeiro apresentou aumento na demanda por crédito de 5,5% em 12 meses finalizados em janeiro, enquanto o não financeiro teve crescimento de 1,8%, informa a nota.

O indicador tem mostrado tendência de estabilidade em seu ritmo de crescimento, refletindo a tímida retomada econômica e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra, avaliam os economistas da Boa Vista.

De acordo com os especialistas, além da necessidade de melhora do emprego e da atividade econômica, a redução do endividamento e comprometimento de renda são fatores importantes para diminuir a cautela dos consumidores, afetando, com isto, o movimento da demanda por crédito.

Acompanhe tudo sobre:Boa Vista SCPCcredito-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões