Minhas Finanças

Declaro imóvel de menos de R$ 300 mil no imposto de renda?

Internauta se enquadra nas regras de obrigatoriedade da entrega do imposto de renda e questiona se deve declarar imóvel comprado por 100 mil reais em 2013


	Mão segura casa de miniatura: Se o contribuinte não for isento ele deve declarar bens de alto valor, ainda que de valor inferior a 300 mil reais
 (Stock.xchng / vikush)

Mão segura casa de miniatura: Se o contribuinte não for isento ele deve declarar bens de alto valor, ainda que de valor inferior a 300 mil reais (Stock.xchng / vikush)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2014 às 11h42.

Dúvida da internauta: Não me enquadro nas regras de isenção para entrega da Declaração de IR. Comprei um apartamento à vista no valor de 100 mil reais com recursos do FGTS. Sou obrigada a declarar esse apartamento, tendo em vista que ele custou menos de 300 mil reais, valor mínimo para bens e direitos que obrigam à entrega da declaração de imposto de renda?

Resposta de Samir Choaib*:

Caso você não se enquadre em nenhum dos itens de obrigatoriedade de entrega da Declaração de Imposto de Renda, o fato isolado de ter adquirido bem imóvel por 100 mil reais não obrigará a entrega.

Um dos itens que obrigam o contribuinte a apresentar a declaração do Imposto de Renda 2014, é ter a posse, em 31 de dezembro, de bens ou direitos de valor total superior a 300 mil reais (veja como declarar imóveis). 

Caso você esteja obrigada a apresentar a declaração por se enquadrar em alguns dos itens, você deverá, sim, declarar a compra do seu apartamento, mesmo que ele tenha sido comprado por 100 mil reais e que o total dos bens detidos por você seja inferior a 300 mil reais.

Veja mais detalhes sobre as regras de obrigatoriedade de entrega da Declaração de Ajuste Anual.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Vídeo: Por qual valor devo declarar meus bens no imposto de renda?

[videos-abril id="2a1b31eeab3d833cb11f15263892d255" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de Rendaguia-de-imoveisImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Justiça libera R$ 2,6 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Procon-SP alerta consumidores para evitar problemas com pacotes de viagem nas férias

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira