Minhas Finanças

Declaração para regularizar obras já pode ser feita pela web

Pessoas físicas e jurídicas que precisam regularizar obras de construção civil na Receita Federal poderão entregar Declaração e Informações sobre Obra online

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 14h08.

Brasília - Pessoas físicas e jurídicas que precisam regularizar obras de construção civil Receita Federal poderão entregar pela internet a Declaração e Informações sobre Obra (Diso).

A nova sistemática, avalia o Fisco, reduzirá significativamente a apresentação, funcionando de forma análoga à da declaração do Imposto de Renda, com o contribuinte informando todas as características da obra.

Em alguns casos, o documento com o valor da contribuição a ser recolhida será emitido também pela internet.

A regularização das obras de construção civil é imprescindível para averbação (registros de alterações) do imóvel e para que este possa ser usado, por exemplo, como garantia em financiamentos.

Com a regularização, o contribuinte tem o direito de receber a Certidão Negativa de Débito (CND) relativa à obra. A regularização pode ser feita por meio da declaração de contabilidade regular, no caso de empresas que mantêm a escrituração contábil, ou pela aferição, que consiste em uma estimativa do custo da mão de obra baseada em variáveis como tipo da obra, metragem e padrão da construção.

A Receita destaca que, como em todos os tipos de declaração, caso sejam constatadas irregularidades, a obra poderá passar por auditoria e o responsavel, ser multado. Se for constatada fraude na declaração, o responsável pode responder criminalmente por suas ações.

Mais informações sobre a mudança na Diso podem ser obtidas no site da Receita Federal.

Acompanhe tudo sobre:InternetReceita FederalConstrução civil

Mais de Minhas Finanças

Programa de Fidelidade do BTG Pactual une engajamento e estratégia financeira

Taxa para sacar dinheiro no exterior pode chegar a 27% do valor retirado

Feirão Limpa Nome começa nesta segunda, 3; saiba como participar

13º salário: quem recebe, quando cai e como calcular o valor