Smartphone: sistema Android salva declaração automaticamente, mas iOS não (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 6 de março de 2014 às 14h05.
São Paulo - A partir desta quinta-feira, quem quiser preencher e entregar a sua declaração de imposto de renda 2014 por meio de seu celular ou tablet poderá fazê-lo com o m-IRPF, funcionalidade disponível no app Pessoa Física, da Receita Federal.
Nesta manhã, o m-IRPF ainda não estava funcionando, ainda que estivesse programado para começar a funcionar nesta quinta.
O problema já foi resolvido, e os contribuintes que se encaixarem nos pré-requisitos já podem preencher e transmitir sua declaração de imposto de renda por meio do aplicativo.
O prazo para entrega da declaração à Receita Federal começou hoje e termina às 23h59min59seg do dia 30 de abril.
Para usar o m-IRPF é preciso baixar o app Pessoa Física, da Receita Federal, disponível para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS.
Nos dispositivos Android, a declaração é salva automaticamente após a transmissão, mas o mesmo não ocorre com os dispositivos da Apple. Por isso, o usuário do sistema iOS precisa salvar por conta própria.
Além das restrições, o m-IRPF traz duas grandes desvantagens: uma é a impossibilidade de impressão da declaração após a transmissão, e a outra é a impossibilidade de fazer a retificação.
Para ambas as tarefas é preciso instalar o Programa Gerador da Declaração (PGD) em um computador convencional e acessar a declaração já preenchida por meio dele, a partir do número do recibo gerado após a transmissão.