Minhas Finanças

Dá para fugir do imposto sobre a doação de um imóvel?

Internauta pergunta se venda fictícia de imóveis, para pagar alíquota de imposto de transmissão menor, é um procedimento legal


	Martelo da Justiça: venda fictícia de imóvel é ilegal e pode ser anulada até pelo MP
 (Stock.Xchange)

Martelo da Justiça: venda fictícia de imóvel é ilegal e pode ser anulada até pelo MP (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 12h08.

Dúvida da internauta: Meu pai pretende doar imóveis para dois filhos . Em vez de doação, poderia ser feita uma venda fictícia dos imóveis?Já ouvi vagamente falar sobre isso. É um procedimento legal? A vantagem é que, em vez de pagar Imposto de Doação Causa Mortis e Doações (ITCMD), com alíquota de 4%, seria possível pagar apenas 2% referente ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Resposta de Rodrigo da Cunha Pereira*:

Como bem ressaltado, trata-se de um negócio jurídico simulado, ou seja, uma declaração enganosa da vontade, para produzir efeitos diferentes dos indicados. Nesse caso, o objetivo seria sonegar o Imposto de Doação (ITCMD), que conta com alíquota superior à do Imposto de Transmissão Intervivos Onerosa (ITBI, cobrado quando da venda de um imóvel).

Como tal, seria um procedimento ilegal, que poderia ser declarado nulo a pedido de qualquer interessado ou pelo Ministério Público, quando lhe couber intervir (segundo os artigos 167 e 168 do Código Civil). Todavia, é um procedimento amplamente adotado, a fim de reduzir os custos tributários.

(*) Rodrigo da Cunha Pereira é advogado, doutor e mestre em Direito Civil e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre doações, divórcio, herança e direito de família em geral para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Doaçõesguia-de-imoveisImóveisImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro