Minhas Finanças

CSN pode ter perda contábil com derivativos

Bancos estimam prejuízo de US$ 600 mi a US$ 700 mi, mas sem impacto no caixa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O mercado estima que a CSN possa registrar perdas contábeis de até 700 milhões de dólares com derivativos. A empresa mantinha investimentos ligados à variação cambial e pode ter prejuízos com a inesperada alta do dólar registrada nas últimas semanas. Às 10h13, as ações ordinárias da CSN caíam 5,68%, para 41,50 reais.

Para o banco JPMorgan, a CSN pode ter perdido 600 milhões de dólares com contratos de derivativos ligados à cotação de suas ADRs (papéis da empresa negociados nos Estados Unidos). O impacto, entretanto, deve ser apenas contábil e não deve afetar o caixa da companhia. Mesmo que a empresa desmontasse a operação agora, o lucro acumulado pela CSN com esses contratos nos últimos cinco anos ainda seria de 845 milhões de dólares.

As ações da empresa - e também suas ADRs - têm despencado nos últimos meses com a expectativa de que a crise financeira nos EUA e Europa prejudique a demanda e os preços das commodities. No caso das ADRs, o valor dos papéis também está atrelado ao dólar - e varia com as flutuações cambiais.

Não há consenso no mercado sobre o valor das potenciais perdas da CSN. Na última sexta-feira, o Bradesco avaliou que o prejuízo contábil poderia ser ainda maior, de 700 milhões de dólares.

Até o momento, a Sadia foi a única empresa com ações em bolsa a divulgar em detalhes suas perdas com a alta do dólar. Investimentos equivocados em opções e contratos futuros, além de uma aplicação no falido banco Lehman Brothers, geraram perdas de 760 milhões de reais para a empresa. No mesmo dia, a empresa anunciou a saída de seu diretor financeiro. Já a Aracruz confirmou prejuízos com esse tipo de operação, mas ainda não sabe avaliar o tamanho das perdas. Como se diretor financeiro também se licenciou o cargo, o mercado acredita que a empresa também fez operações alavancadas com derivativos e perdeu dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Câncer, Aids, Parkinson e esclerose múltipla: lista de doenças que perdem direito à isenção de IR

Black Friday ou 'Black Fraude'? 5 formas de descobrir se um desconto é real

Posso devolver o produto que comprei na Black Friday com desconto? Entenda

Pagamento do 13º salário será na sexta-feira; veja como calcular o valor