Minhas Finanças

Crescimento do home office valoriza imóveis fora dos grandes centros

Decisão de empresas de manter trabalho remoto leva profissionais a trocar bairro nobre por mais espaço

Vista aérea de São Paulo: venda de casas em condomínios quadruplicou em alguns empreendimentos, e os preços deste tipo de imóveis subiram 20% desde o início da covid-19 no Brasil (Ricardo Funari/Brazil Photos/LightRocket/Getty Images)

Vista aérea de São Paulo: venda de casas em condomínios quadruplicou em alguns empreendimentos, e os preços deste tipo de imóveis subiram 20% desde o início da covid-19 no Brasil (Ricardo Funari/Brazil Photos/LightRocket/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 29 de junho de 2020 às 11h07.

Última atualização em 29 de junho de 2020 às 11h09.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas e profissionais adotaram o home office. Segundo o IBGE, a tecnologia permitiu que, com o distanciamento social, 8,9 milhões de pessoas no país permanecessem trabalhando em casa . Há um ano, havia 1,2 milhão nessa condição.

A experiência forçada, com a ajuda fundamental da tecnologia, acabou funcionando bem para muita gente, principalmente os funcionários de setores administrativos.

Muitas empresas, como a Petrobras e a corretora XP, já anunciaram que pretendem manter a prática do trabalho remoto, ainda que em alguns dias da semana, após a quarentena. E isso já se reflete no mercado imobiliário.

O desejo de morar perto do trabalho começa a dar lugar ao sonho de viver numa casa maior, com quintal, que pode até ser em outra cidade, sem precisar dar adeus ao emprego e nem ter que enfrentar o trânsito dos grandes centros.

Essa tendência ganha força e muda o conceito de bairro nobre, tanto para morar quanto para uma empresa instalar o seu escritório. O tamanho do imóvel começa a ter mais peso na decisão de compra ou aluguel que a localização.

A venda de casas em condomínios quadruplicou em alguns empreendimentos, e os preços deste tipo de imóveis subiram 20% desde o início da Covid-19 no Brasil. Lá fora, o movimento é parecido, e há quem tema êxodo dos grandes centros como Nova York.

Acompanhe tudo sobre:Coronavírus

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro