Minhas Finanças

Correios e lotéricas já podem trocar dólares

Agências de viagem também poderão realizar remessas internacionais

Decisão do CMN amplia rede de operações cambiais com vistas a Copa e Olimpíadas (Wikimedia Commons)

Decisão do CMN amplia rede de operações cambiais com vistas a Copa e Olimpíadas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2011 às 12h01.

São Paulo - Compra, venda e remessas de moeda estrangeira ganharam novos agentes a partir da última decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta quinta-feira. Agências dos Correios e casas lotéricas foram autorizadas a trocar reais por dólares e vice-versa, num limite de 3.000 dólares por operação. Na outra ponta, as agências de turismo que hoje realizam operações cambiais também poderão atuar com remessas internacionais, com o mesmo limite de 3.000 dólares por operação.

A nova regulamentação não obriga as agências de Correios e casas lotéricas a oferecerem o serviço, apenas confere a autorização. O objetivo é ampliar a rede de atendimento ao público para operação de câmbio manual de pequeno valor, com vistas aos turistas estrangeiros que o Brasil espera receber nos próximos anos ao sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Mas os brasileiros que viajam para o exterior também vão usufruir do serviço. A novidade será implementada assim que as agências interessadas se tornarem correspondentes bancárias para transações com moeda estrangeira.

As agências dos Correios já eram autorizadas a fazer remessas internacionais em dólar e euro, mas apenas para alguns poucos países conveniados, o que exclui os Estados Unidos. Os valores máximos a serem remetidos ou recebidos variam de acordo com o país. A partir de agora, as agências de turismo, que já podiam trocar moeda estrangeira, também poderão realizar transferências, no valor máximo de 3.000 dólares.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCMNCorreiosDólarEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMoedasServiços

Mais de Minhas Finanças

Justiça libera R$ 2,6 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Procon-SP alerta consumidores para evitar problemas com pacotes de viagem nas férias

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira