Minhas Finanças

Conta de luz terá bandeira amarela em julho, com custo adicional

"O fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica", disse a Aneel

Energia: a definição leva em conta projeções de chuva na área dos reservatórios das hidrelétricas e de consumo (foto/Getty Images)

Energia: a definição leva em conta projeções de chuva na área dos reservatórios das hidrelétricas e de consumo (foto/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 30 de junho de 2017 às 16h19.

As contas de luz dos brasileiros terão bandeira tarifária amarela em julho, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, o que gera um custo adicional de 2 reais a cada 100 kilowatts-hora de eletricidade consumidos.

"O fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica", disse a agência em nota, destacando que o objetivo do mecanismo é incentivar os clientes a controlar melhor o consumo e adotar medidas de economia.

A Reuters publicou nesta sexta-feira que especialistas previam bandeira amarela para julho, após junho ter bandeira tarifária verde, que não gera cobrança adicional.

A definição leva em conta projeções de chuva na área dos reservatórios das hidrelétricas e de consumo, além de outros fatores.

A carga de energia do sistema interligado do Brasil deverá subir 2,5 por cento em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, disse o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em relatório nesta sexta-feira.

As chuvas na região Sudeste, onde estão as principais hidrelétricas do país, deverão atingir 86 por cento da média histórica, segundo o ONS.

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergia elétricaPreços

Mais de Minhas Finanças

Pagamento do Bolsa Família começa na segunda-feira, 20

IPVA 2025: vence hoje a parcela para placa com final 6 em SP; veja como pagar

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida